26/08/2011

BM&FBovespa começa integração de sistemas na próxima segunda-feira

Por Filipe Pacheco

CAMPOS DO JORDÃO - A partir da próxima segunda-feira, a BM&FBovespa começa a implementação da primeira etapa de uma plataforma eletrônica de negociação que substituirá os sistemas atuais utilizados pela Bolsa - o Global Trading System (GTS), o Mega Bolsa, o Bovespa Fix e o Sixbex.

Este é o primeiro passo dado pela bolsa brasileira para a criação de um sistema único  de negociação, batizado de "Puma Trading System", e que terá como principal resultado a rapidez nas transações efetuadas pelos agentes de mercado.

Neste primeiro estágio, que deve operar em caráter de transição por três meses,  a substituição deve considerar negociações de câmbio pronto e  derivativos.

As segunda e terceira etapa do processo de migração, previsto para estar totamente finalizado até o final de 2012, englobarão negociações hoje feitas pelo Mega Bolsa (ações e derivativos de ações), pelo Bovespa Fix (títulos privados de renda fixa) e pelo Sisbex (títulos públicos).

Durante a abertura do 5º Congresso Internacional de Mercado de Capitais, o diretor presidente da bolsa brasileira, Edemir Pinto, disse que o Puma agregará em uma única tela operações que são feitas em plataformas separadas, e levará menos de um microsegundo para executar cada um dos comando quando estiver totalmente implementado.

"[O Puma] Trará maior eficiência, flexibilidade e rapidez para as negociações", disse ele durante a abertura do evento. "Definitivamente, entramos na era do microssegundo." A unidade usada por ele como exemplo significa um segundo dividido por cem mil.

Passo a passo

A substituição do atual GTS pelo Puma ocorrerá gradualmente, explicou Edemir Pinto, e será dividido em quatro estágios.

Primeiro, serão considerados os contratos de câmbio pronto. Em segundo e terceiro lugar, de derivativos agropecurários e os financeiros (como taxas de juros, taxas de câmbio, índices de inflação e ouro, por exemplo). Por fim, serão incluídos aqueles baseados em índices de ações.

A estrutura do novo sistema foi baseada na do sistema Globex do CME Group, parceiro da bolsa, e cujos representantes também estavam presentes durante o evento. 

( Filipe Pacheco* | Valor)

 

 

 

Nenhum comentário: