05/04/2012

Destaques Bovespa - 05/04/2012

 Banco do Brasil – (BBAS3) – De acordo com a Agência Estado, o Banco do Brasil anunciou ontem (4) a redução dos juros de diversas linhas de financiamento e o aumento de R$ 43,1 bilhões adicionais em crédito. A possibilidade de redução do spread bancário já havia sido comentada pela presidente da república, Dilma Rousseff, e pelo ministro da fazenda, Guido Mantega, na semana passada. A notícia é negativa para os ativos da companhia e para o segmento bancário, pois além de reduzir a rentabilidade da companhia, obrigará as demais instituições a reduzirem o spread para manter a competitividade.

 Proteína animal – Segundo notícia divulgada hoje (5) no jornal "Valor Econômico", o serviço sanitário da Rússia voltou a ameaçar os frigoríficos brasileiros. A entidade russa afirmou ser problemática a expansão da lista de frigoríficos aptos a exportar para a Rússia, devido à falta da apresentação de garantias de melhoria do serviço veterinário brasileiro. Em junho de 2011, os russos colocaram em vigor o embargo às carnes brasileiras, autorizando apenas uma parcela dos frigoríficos cadastrados no ministério russo a exportar para o país. A notícia é negativa já que a sinalização russa é contraria ao discurso apresentado pelo governo brasileiro, o qual afirmava que as exigências diminuiriam e o embargo estaria próximo ao fim.

 Telebrás – (TELB4) – Segundo a Agência Bloomberg, a Telebrás aprovou o aumento de capital em R$ 300 milhões, com emissão de 8,74 milhões de ações ordinárias, totalizando um aumento de 7,9% do número de ações da companhia. A notícia é negativa para os papéis da companhia.

 Tractebel – (TRBL3) – Em notícia veiculada ao jornal "Valor Econômico", o presidente da GDF Suez, controladora da Tractebel, admitiu a possibilidade de alterações no cronograma na construção da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, devido aos conflitos ocorridos nos canteiros de obras (greve). Os testes de operação, que deveriam começar no segundo semestre de 2011 deverão ser prorrogados para janeiro de 2013. A mudança de cronograma é negativa para a companhia, que é a acionista majoritária do consórcio Energia Sustentável do Brasil (50,01% de participação), pois o atraso nas obras dificulta a venda no mercado livre antes do período contratual (janeiro de 2013), que geraria uma receita extra para o consórcio.

 Triunfo – (TPIS3) – Segundo o jornal "Valor Econômico", a Agência nacional de Aviação Civil irá confirmar hoje (5), às 14 horas, a vitória do consórcio Aeroportos Brasil no leilão de Viracopos (Triunfo, UTC e Egis). A Odebrecht (2º colocada no leilão) alega que a Egis deixou de apresentar documentos que comprovassem sua regularidade fiscal na França. A notícia pode trazer certa volatilidade para os ativos da companhia, contudo, a tendência é que a decisão final seja unânime.

Fonte: Um Investimentos

Nenhum comentário: