09/02/2011

Venda a descoberto de ações - Ganhando também na queda

O mercado de ações permite que você ganhe quando os preços sobem e também quando os preços descem, permitindo que você ganhe dinheiro independente do lado que o mercado está se movendo.
Para se beneficiar de uma queda, é quase tão fácil quanto comprar uma ação, basta você fazer a operação na ordem inversa, ou seja, primeiro você vende a ação e depois você compra.
Essa operação é chamada de venda a descoberto ou de short. Para fazer o short, você precisa alugar de alguém as ações que deseja vender, pois ao vender, você precisa entregar o que vendeu ao comprador, e como você não possui as ações, precisa alugá-las.

Para alugar as ações é muito simples, você ou seu corretor irão verificar no BTC (banco de títulos CBLC) se existem ações disponíveis para locação e qual o valor da taxa do aluguel ao ano, e tendo as ações desejadas com uma taxa que te satisfaça, você solicita o aluguel. As ações mais liquidas da bovespa, possuem grande disponibilidade para locação e também possuem taxas muito baixas, por exemplo Petrobras e Vale possuem taxas menores que 1,0% ao ano, isso mesmo, apenas 1% ao ano. Já algumas empresas, possuem taxas maiores, que podem chegar aos 10% ao ano e em alguns casos, até passar desse patamar. Em épocas de crise, pode acontecer das taxas subirem consideravelmente, chegando a passar dos 20% ao ano, mas esses altos valores são encontrados apenas em alguns papéis, sendo que as maiores blue chips mantem as taxas bem baixas, na casa de 1% ao ano. Um exemplo que ilustra bem o caso é a Redecard, que possui em média uma taxa de 6% ao ano, e na época do auge da crise do subprime chegou a ter taxas de 24% ao ano. Um ponto importante, é que o valor que será devido de aluguel é proporcional ao tempo que ficou com as ações, então, no caso de um aluguel que custe 1,2% ao ano, caso tenha ficado 1 mês, pagará apenas 0,1%. Alé, desse valor existe uma taxa de registro do BTC, que pelo que me lembro e tenho pago ultimamente custa 5,00 reais.

Após ter alugado as ações, basta fazer a venda, como se você as tivesse em carteira, com isso, as ações que você alugou serão entreges ao comprador, e para evitar problemas e garantir o bom funcionamento do mercado, a CBLC exige uma garantia do vendedor, que normalmente fica na casa dos 120% do valor vendido, dependendo da ação que vender, uma blue chip exige menos margem, e um mico exige uma margem maior, sempre consulte a margem exigida antes de montar a operação. Então, se você vender 200 ações de Vale a 50,00 reais, terá vendido ao todo 10 mil reais, e terá que deixar como margem de garantia o valor de 12 mil reais. Essa margem é ajustada diariamente, então, se o preço das ações da Vale cair, a CBLC devolverá uma parte da margem, mas se o preço das ações subirem, a CBLC irá exigir maior margem, e caso você não tenha como cobrir a margem necessária, sua operação poderá ser encerrada, com a recompra das ações a preço de mercado para devolução ao doador (doador é a pessoa que alugou as ações para você). Um detalhe interessante, você precisa deixar de margem 120%, porém, no nosso exemplo acima, você não precisa disponibilizar 12 mil reais seus para montar a operação, e sim, apenas a diferença entre o valor arrecadado com a venda e o valor solicitado de margem, ou seja, ao vender as ações da Vale você recebeu 10 mil reais, então, você só precisa colocar 2 mil reais como margem, totalizando os 12 mil reais. Perceba o potencial de alavancagem da operação, pois você só preciso de 20% do financeiro da operação para fazê-la. Outro detalhe interessantíssimo, é que não apenas dinheiro líquido pode ser dado como garantia, mas CDB's feitos pela corretora que possui conta e alguns outros investimentos em renda fixa, o que te permite manter o dinheiro aplicado no CDB, rendendo juros, enquanto servem de garantia para seu short. Outras ações que você possui em carteira também servem de margem, porém as ações possuem um deságio em seu valor na hora de serem utilizadas como margem, as grandes empresas normalmente garantem entre 80% e 85% do seu valor com o margem, enquanto os micos vão garantir menos, portanto se você tem 10 reais em ações do Itaú, elas servirão para cobrir até 8 mil reais de margem. Única ressalva, é que enquanto uma ação, CDB ou aplicação estiverem em garantia, não poderão ser vendidos ou resgatados.

Após a venda feita, e a garantia ser disponibilizada, o próximo passo é fazer a compra das ações quando você desejar e devolvê-las ao doador, e ter sua garantia liberada. Ao finalizar a operação, caso tenha lucro, ou seja, comprado por valor menor que o vendido, você ficará com essa diferença, e caso tenha prejuízo, deverá pagar a diferença, exatamente como funciona quando você compra primeiro e depois vende.

Quando usar a venda a descoberto? Quando você identificar que o preço do papel irá cair. Na minha opinião, o short é mais utilizado pelos analistas técnicos do que pelos fundamentalistas, pelo perfil de operação. Eu sigo a escola da AT, então vou focar um pouco mais nela, pois é o assunto que tenho melhor domínio. Se a AT te indica que o papel vai subir e você usa essa indicação para fazer uma compra, e depois usa a indicação para encerrar a operação pois a alta terminou, porque não fazer o short quando a AT indicar que o preço irá cair e fazer a compra quando indicar que o preço parou de cair?

Eu vejo o short como uma excelente forma de ganhos no mercado, permitindo que se faça mais operações e em qualquer época de movimentação do mercado, seja para cima ou para baixo.
Lembrem-se do grande ditado que diz: Os touros sobem de escada e os ursos se jogam pela janela.
Resumindo, o pânico na queda é muito maior que a euforia na alta, então as quedas propciam excelente opertunidade de ganho em curto espaço de tempo. Quem não se lembra da crise do subprime? Com diversas ações caindo 15% em um dia.

Outro ponto importante, não são todas as corretoras que permitem que seja feita a venda a descoberto, e das que permitem, a maioria não deixa você fazer pelo Home Broker, exigindo o uso da mesa de operações. Verifique como funciona a operação na sua corretora. Aproveito o tema para dizer que é importante uma corretora que tenha agilidade e pouca burocracia para montagem dessa operação, pois você precisa de velocidade para consultar as taxas do BTC e fazer a operação no momento desejado, sem ficar perdendo tempo com burocracia da corretora.

Pra finalizar, para os que gostam de fazer day-trades, é possível fazer o short sem necessidade de alugar as ações, desde que você faça a venda e a compra no mesmo dia, ou seja, você não precisa se preocupar com taxa de BTC, basta apenas fazer a venda, ter a garantia exigida como margem, e depois comprar antes do encerramento do pregão. Quer mais um detalhe interessante? Você pode abrir o short de manhã, e caso você no meio da operação decida carregar a venda para o dia seguinte, deixando de ser um day-trade, você solicita o aluguel das ações antes do final do pregão, e com isso, pode carregar a venda. Mais uma vez, não são todas corretoras que permitem essa operação, se a sua não permite, procure uma que permita e aproveite melhor a volatilidade do mercado.

Espero que tenham gostado, e em breve farei um posto sobre como montar um Long/Short.

Nenhum comentário: