24/03/2012

Destaques da Semana - 19/03/2012 - 23/03/2012

Mercados Internacionais

Segunda-Feira: Após uma semana de fortes ganhos, os mercados na Europa iniciaram a semana com ligeira queda. Com a agenda econômica vazia, os investidores foram conservadores e realizaram os ganhos auferidos. Por outro lado, as bolsas dos EUA encerraram em alta, refletindo o bom desempenho da semana passada.

Terça-Feira: Com as perspectivas negativas para a economia chinesa no ano de 2012, as bolsas europeias e dos EUA registraram baixas no fim do dia. O pessimismo veio após a declarações da BHP Billiton de que a economia chinesa deve se “achatar” nos próximos anos.

Quarta-Feira: Os mercados na Europa registraram queda no final da sessão, refletindo as declarações do presidente do FED, Ben Bernanke, que afirmou serem necessárias mais medidas para a solução da economia da zona do euro. Além da fala de Bernanke, os investidores norte-americanos foram impactados pelo nível de vendas de casas usadas, que vieram abaixo das expectativas, reforçando o desempenho negativo.

Quinta-Feira: Com a divulgação do índice de atividade industrial (PMI) da China e a prévia do PMI da zona do euro, que indicaram retrações nas duas economias, as bolsas dos Estados Unidos e da Europa registraram um desempenho negativo no final do pregão. Nem mesmo a divulgação dos bons números de pedidos de auxilio-desemprego do mercado de trabalho norte-americano conseguiu animar os mercados.

Sexta-Feira: Após a pior semana de 2012, o composto europeu fecharam com ligeira alta. Os mercados ensaiaram um movimento de recuperação ao longo do dia, mas as notícias divulgadas sobre a desaceleração das economias da China e da zona do euro ainda pesaram nos mercados e limitaram os ganhos. Os índices norte-americanos iniciaram a sessão em baixa após as vendas de novas casas apresentarem níveis piores do que o esperado, mas conseguiram se recuperar das perdas e fecharam próximos a estabilidade.

Mercado Doméstico

Segunda-Feira: Em dia marcado pelo forte giro financeiro devido ao vencimento de opções, o Ibovespa fechou estável. Sem notícias e fatos relevantes, a bolsa iniciou o dia com forte volatilidade, com destaque às blue chips Vale e Petrobras. No fim do dia, a maioria dos ativos devolveu os ganhos, colaborando para a estabilidade do índice.

Terça-Feira: O Ibovespa fechou a sessão em baixa, tendo como referência o desempenho negativo das bolsas estrangeiras. As expectativas de que a demanda chinesa apresente taxas de crescimentos mais modestas nos anos seguintes gerou pessimismo nos mercados.

Quarta-Feira: Em mais um dia de agenda econômica fraca, o índice nacional fechou o dia em queda. Os investidores tomaram como referência a movimentação das bolsas internacionais, que tiveram um dia ruim após as declarações conservadoras do presidente do FED, Ben Bernanke, acerca da economia européia.

Quinta-Feira: A agenda econômica revelou os números do IPCA-15 e da taxa de desemprego que mostraram níveis melhores do que as estimativas. Entretanto, os investidores deram maior foco para os sinais de retração nas economias da China e Europa, fazendo com que o índice registrasse queda expressiva.

Sexta-Feira: No último pregão da semana, o Ibovespa fechou próximo a estabilidade. O cenário pessimista do exterior ainda influenciado pelas preocupações com as economias chinesa e europeia balanceou os bons números das vendas do varejo brasileiro, fazendo com que os investidores apresentassem uma postura mais conservadora.

Fonte: Um Investimentos

Nenhum comentário: