30/03/2012

Destaques Matinais - 30/03/2012

Mercado Internacional

Após três dias de queda no composto europeu e também no índice S&P 500, que ontem fechou próximo à estabilidade, com o índice Dow Jones apresentando leve alta de 0,15%, hoje os mercados operam na esteira da recuperação, com o composto europeu avançando 0,83%, liderado pelo bom desempenho das empresas produtoras e exportadoras de commodities, que avançavam 1,9%, acompanhados de perto pelas indústrias, que subiam 1,5% e pelos bancos, que avançavam 1,0%. Os futuros do S&P operavam em alta de 0,43%.

Após as recentes quedas, com investidores mais receosos com dados de atividade divulgados na Europa, que vieram abaixo do esperado, trazendo cautela em relação ao futuro da economia da região, também com receios sobre a desaceleração chinesa já estar impactando consideravelmente os lucros das empresas do país, hoje, último dia útil do mês e também fechamento deste forte primeiro trimestre para os mercados globais, os investidores ficam atentos à reunião de dois dias em Copenhague, que começou hoje, na esperança da ampliação dos fundos de resgate aos países endividados.
Na Alemanha foram divulgadas as vendas no varejo de fevereiro, que registraram queda de 1,1% na comparação mensal, performance essa bem inferior aos 1,1% esperados pelo mercado. Na comparação anual o índice registrou alta de 1,7% contra esperado pelo mercado de alta em 0,1%. Na Espanha também foi divulgado as vendas no varejo, que na base anual mostrou recuo de 6,4% em fevereiro, em linha com as expectativas do mercado.

Foi divulgado o índice de preços ao consumidor da zona do euro, que em março diminuiu para alta 2,6% na base anualizada, frente a alta de 2,7% registrada em fevereiro, porém acima do esperado pelo mercado de alta em 2,5%. Na Itália foi divulgado o índice de preços ao produtor de fevereiro, que ficou em alta de 0,4% na comparação mensal, abaixo do esperado pelo mercado de alta em 0,6%. Na comparação anual o índice avançou 3,2% também levemente abaixo do esperado pelo mercado de alta em 3,3%.

Em Portugal, a produção industrial de fevereiro ficou em alta de 0,8% na comparação mensal, na comparação anual o índice recuou 6,8%. As vendas no varejo do país em no mês passado apresentaram avanço de 1,5% contra janeiro, porém recuo de 8,9% na comparação anual. Na França o índice de preços ao produtor de fevereiro registrou alta de 0,8% contra esperado pelo mercado de alta em 0,4% na comparação mensal, na comparação anual o índice avançou 4,3% contra esperado pelo mercado de alta em 4,0%.

Mercado nacional

Mercados operando em alta na ultima sessão desse forte primeiro trimestre, um dos melhores desempenhos para um primeiro trimestre nos mercados mundiais nos últimos anos. Com os ministros das finanças reunidos para ampliar o pacote de resgate aos países europeu que necessitarem, os mercados revertem as recentes perdas e operam em alta. Localmente o nosso índice poderá ter uma performance mais positiva com as commodities operando em alta, com a reunião européia e também com os dados econômicos norte-americanos.

Fonte: Um Investimentos

Nenhum comentário: