04/11/2010

Mesmo abaixo das projeções, anúncio do QE2 é avaliado de forma positiva por analistas

O anúncio de unovo pacote de compra de títulos pelo Federal Reserve trouxe uma reação positiva aos mercados na última quarta-feira (3) e, apesar do valor do programa - US$ 600 bilhões - ter sido inferior ao US$ 1 trilhão especulado inicialmente, o posicionamento da autarquia traz certo alento.
“O tamanho do QE2 foi bom o bastante para o mercado”, comenta a analista do Société Générale Aneta Markowska, em relatório. “É um pouco abaixo das expectativas, mas a disposição do Fed em comprometer-se a oito meses de compras produziu um montante total que o mercado queria ver”.
Do mesmo modo que o Société, a Rosenberg & Associados avalia que o comprometimento do banco a "regularmente rever o ritmo das compras de títulos e o tamanho total do programa de aquisição de ativos à luz de novas informações" tranquiliza investidores. Desta forma, o Fed compromete-se a adaptar o projeto de acordo com as necessidades de emprego e de consumo do país.
No entanto, Aneta avalia que os oito meses de compromissos da autoridade monetária norte-americana sinaliza que pode ter havido uma deterioração em suas projeções macroeconômicas. “Isto sugere que as projeções econômica do Fed para 2011 devem ter sido revisadas para baixo significativamente e que não deve ser esperado um crescimento superior a 2,5% nos próximos três trimestres”.
Ainda é cedo
Já o economista-chefe da Interbolsa, Júlio Hegedus, acredita que ainda é "cedo para tirar conclusões", embora também destaque a declaração após a reunião de dois dias. A medida adotada pelo banco central norte-americano visa dar fôlego à economia norte-americana, estimulando o consumo e a expectativa de inflação, com o aumento da liquidez doméstica.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: