PEQUIM (Reuters) - A produção manufatureira da China está recuperando parte de seu vigor após um arrefecimento na primeira metade de 2010.
O índice do setor feito pelo HSBC atingiu em setembro a máxima em cinco meses, sugerindo um crescimento moderado na indústria.
O indicador subiu para 52,9 neste mês, ante 51,9 em agosto. Leituras acima de 50 apontam expansão e abaixo desse patamar indicam contração.
"No geral, o setor manufatureiro está se recuperando bem, com a demanda doméstica se reanimando e os estoques caindo", afirmou Sun Wencun, economista do CITIC Securities, em Pequim.
O componente de novas encomendas aumentou para 54,4 neste mês, comparado a 52,7 em agosto. O de exportações entrou no território positivo, acima da linha de 50, após três meses abaixo desse patamar.
"A retomada é sustentável e a demanda está se recuperando fortemente", comentou Dong Xian'an, economista-chefe da Industrial Securities, também em Pequim.
Já o componente de estoques ficou abaixo da marca de 50 pelo segundo mês consecutivo, sugerindo que as companhias podem ter que elevar a produção para atender o aumento das encomendas.
Apesar disso, o índice do setor manufatureiro continua bem abaixo do pico alcançado em janeiro.
(Por Alan Wheatley e Langi Chiang)
Fonte: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário