16/02/2011

BM&FBovespa terá concorrente no Brasil

Concorrente da Bolsa de Nova York e da Nasdaq, a americana Bats (Better Alternative Trading System) decidiu trazer ao Brasil uma tecnologia alternativa de transação de ações e de títulos para concorrer com a BM&FBovespa, que monopoliza os negócios no país.
O objetivo é permitir que grandes investidores negociem blocos gigantes de papéis com custos diferenciados em relação à tabela da BM&FBovespa.
O anúncio ocorre logo após a associação da Bolsa de Nova York com a de Frankfurt e duas semanas depois de a Bolsa de Londres comprar a de Toronto.
Na empreitada, a Bats se associou à Claritas, uma das maiores e mais importantes gestoras de fundos no país, que lidera um grupo de investidores insatisfeitos com os custos da BM&FBovespa.
Diferentemente dos EUA e de outros países, a negociação de ações no Brasil tem de acontecer obrigatoriamente em uma Bolsa de Valores, que se responsabiliza pela compensação financeira e pelo registro da mudança de titularidade dos papéis.
No lugar de começar tudo do zero, a Bats poderá usar a licença da Bovesba (Bolsa de Valores de Bahia, Sergipe e Alagoas), única das antigas Bolsas regionais que não se fundiu à BM&FBovespa.
A assessoria jurídica será do escritório de advocacia Freitas e Leite, especializado em mercado de capitais.
Nos EUA, a Bats ganhou mercado da Bolsa de Nova York e da Nasdaq, a partir de 2005, ao oferecer preços menores de transação nas Bolsas locais -BZX e BYX Exchange. Em 2009, já era a terceira maior Bolsa do mundo em volume de negócios.
"O mercado brasileiro tem as dificuldades que conseguimos superar nos EUA e na Europa", disse Ken Conklin, vice-presidente da Bats.
A notícia derrubou o preço das ações da BM&FBovespa, que recuaram 4,74% ontem.
O Ibovespa, termômetro dos negócios no país, cedeu 0,32% para 66.341 pontos.
O dólar comercial subiu 0,05% e fechou a R$ 1,67.
A BM&FBovespa não se pronunciou sobre o tema.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário: