Quais são os órgãos reguladores dos Fundos de Investimento?
O Conselho Monetário Nacional (CMN), entidade superior do sistema financeiro, autoriza a criação e o funcionamento dos Fundos e delega à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a responsabilidade pelo controle e acompanhamento da gestão. A CVM é o órgão normativo do sistema financeiro voltado basicamente para a fiscalização do mercado de renda fixa e de renda variável.
Qual o compromisso que o Administrador do Fundo assume perante o investidor?
Todos os Fundos mútuos no Brasil são administrados em regime de "melhores esforços". Isto significa que o Administrador fará o máximo possível para atingir os objetivos propostos. Porém, um investidor sempre corre riscos. É exatamente por esta razão que você deve ter certeza que está comprando um produto adequado ao seu perfil. Todas as eventuais perdas que estiverem de acordo com a política de investimento do Fundo - registrada no regulamento - são de inteira responsabilidade do investidor. Por exemplo: um investidor compra cotas de um Fundo de Ações e a Bolsa cai violentamente. O Fundo tinha em sua carteira ações que também caíram. Está tudo de acordo com o regulamento, é de se esperar que um Fundo de Ações tenha perdas quando a Bolsa cai. Não há nenhuma responsabilidade legal por parte do Administrador nesta hipótese, por maior que possa ser esta perda.Vamos supor, porém, que o investidor compre cotas de um Fundo cujo regulamento não tenha previsto a compra de ações e, mesmo assim, o Administrador resolve comprar ações. A Bolsa cai e o investidor sofre um grande prejuízo. Neste caso, o Administrador é responsável não só perante o investidor como também perante as autoridades reguladoras do sistema financeiro. Para evitar este problema, existem processos rígidos de controle.
Quem administra os Fundos?
Quem administra os Fundos são as instituições financeiras, responsáveis legais perante os órgãos normativos e reguladores (Comissão de Valores Mobiliários - CVM e Banco Central), além de determinar a política e o regulamento de cada Fundo. Existe também a figura do Administrador de Fundos que é responsável pela escolha dos papéis, avaliação dos cenários e montagem das carteiras. No Brasil, existem Administradores que realizam a gestão de seus Fundos e que também terceirizam esta gestão para asset managers independentes. Os Administradores de Fundos são profissionais especializados que acompanham o mercado financeiro e procuram definir os melhores momentos de compra e venda e quais ativos vão compor a carteira do Fundo. Cada Fundo de Investimento constitui-se como uma pessoa jurídica própria. O capital do Fundo é independente do capital da instituição gestora, o que significa que o dinheiro aplicado num Fundo está resguardado de qualquer eventual problema financeiro que a administradora ou a gestora venha a ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário