13/06/2011

Conheça a Qualicorp, empresa que poderá captar até R$ 1,8 bi em IPO

SÃO PAULO – A Qualicorp será uma das mais novas empresas a ter ações
negociadas na bolsa. Com previsão para o primeiro dia de negociações
na BM&F Bovespa marcado para 29 de junho, a empresa pode captar até R$
1,8 bilhão. Portanto, o investidor que considera o investimento na
empresa deve, antes de tudo, conhecê-la melhor.

Atuante no segmento de administração, gestão e venda de planos de
saúde e na prestação de serviços também na área de saúde, a companhia
atende cerca de três milhões de beneficiários, segundo dados de 31 de
março. Tal escala possibilita a empresa a negociar com as operadoras
preços e condições mais favoráveis aos beneficiários, ressalta a
empresa em prospecto.

"Nosso principal objetivo é oferecer à população planos de saúde que
atendam às suas necessidades com qualidade e com preços acessíveis",
revela.

Grupo Carlyle
Atualmente, a empresa possui a maior parte de seu capital social sob
gestão do Grupo Carlyle, um gestor global de ativos financeiros
formado por 84 fundos, os quais possuem US$ 107,4 bilhões sob seu
comando. Com 68,4% de participação, o montante cairá para 43,9% após a
oferta, desconsiderando-se as ações dos lotes suplementar e adicional,
e 34,1%, caso estes sejam exercidos integralmente.

Além dele, a totalidade das quotas de um fundo de investimento detido
pelo Citi, as quais possuem outros 31,3% de participação na empresa,
são detidos pelo diretor de assuntos estratégicos da Qualicorp, José
Seripieri Filho, cuja participação se reduzirá para 28,0% após a
oferta.

Segmentos de atuação
Ademais, a empresa defende que possui uma abordagem inovadora na
administração e gestão dos benefício em saúde, ao combinar as
operações de venda e pós-venda através de diversas soluções
administrativas, financeiras, operacionais e comerciais, "visando
agregar valor na prestação de serviços para nossos clientes,
consumidores e parceiros", divulga a companhia.

Deste modo, a Qualicorp atua nos serviços de contratação,
comercialização e administração de benefícios em saúde, consultoria de
gestão de benefícios em saúde, serviços de administração terceirizada
e de tecnologia de informação aplicada à assistência à saúde. Para
tanto, a empresa atua em duas frentes: segmento afinidade e segmento
corporativo.

O primeiro é constituído pela negociação de contratos com operadoras
em soluções customizadas para os associados de associações
profissionais e entidades de classes, sendo que a empresa garante que
os beneficiários podem economizar até 50% em relação ao valor pago por
um plano de saúde individual ou familiar similar.

Já o segundo grupo engloba a prestação de serviços de consultoria na
gestão de benefícios coletivos, corretagem, tecnologia de informação e
serviços de administração terceirizada para empresas nacionais e
multinacionais, bem como para órgãos do Governo.

No primeiro trimestre deste ano, cerca de 90% das receitas da empresa
foram provenientes do pagamento de taxas de administração,
agenciamento e corretagem por beneficiários, operadoras, empresas e
órgãos governamentais, "as quais são mensais e caracterizadas por sua
previsibilidade", destaca.

Lucro cresce 54,5% por ano
Por falar em números, a empresa registra considerável crescimento nas
principais linhas do balanço nos últimos anos. Com R$ 63,67 milhões de
lucro líquido em 2010, a taxa de crescimento médio desta linha no
balanço desde 2008 é de 54,5%.

Do mesmo modo, a receita operacional líquida, com R$ 470,03 milhões, e
o Ebitda (geração operacional de caixa), com R$ 127,51 milhões,
avançaram em média 43,7% e 61,3%, respectivamente. Chama a atenção
também a evolução no número de beneficiários, que saltou de 930,9 mil
no final de 2008 para 2,97 milhões em dezembro de 2010.

Expansão da rede de beneficiários
No entanto, a companhia planeja continuar o crescimento.
Primeiramente, a Qualicorp pretende aumentar a sua rede de
beneficiários através da expansão de participação nas associações
profissionais e entidades de mercado. "Apesar de nossa atual escala
[900 mil beneficiários], acreditamos que existe um potencial de
crescimento significativo", escreve. Para tanto, a companhia possui
uma base de dados com 6,4 milhões de clientes em potencial.

Assim, além de procurar expandir o relacionamento com novas
associações e entidades profissionais, a companhia pretende também
aumentar a base de associados daquelas com as quais já possui
relacionamento, uma vez que elas não são capazes de identificar novos
clientes de forma eficaz, justifica a Qualicorp, ao passo que os
potenciais associados não conhecem plenamente os benefícios que a
adesão proporciona.

Quanto aos atuais beneficiários, a companhia pretende ofertar novos
produtos, em um processo que já conta com a prospecção de estratégias
de venda de novos produtos e com a recente criação de um departamento
de novos produtos, o qual ajudará a desenvolver as iniciativas.

Novas oportunidades
Assim, entre as estratégias de crescimento destaca-se o incremento da
plataforma existente para explorar novas oportunidades no mercado de
assistência à saúde privada.

"Acreditamos que existe uma oportunidade considerável de alavancar a
tecnologia de informação aplicada à assistência à saúde para continuar
a melhorar a qualidade dos serviços aos beneficiários, reduzir o
índice de sinistralidade das carteiras de beneficários dos nossos
parceiros e aumentar as eficiências operacionais", destaca.

Uma das oportunidades já identificadas, que a empresa monitora
"contínua e ativamente", é o ingresso no mercado de gestão de
benefícios farmacêuticos.

Aquisições e parcerias
Por fim, a empresa também considera aquisições e parcerias
estratégicas. "Acreditamos que a nossa escala operacional oferece uma
vantagem competitiva significativa sobre os nosso concorrentes e nos
posiciona como um consolidador natural nesse mercado", ressalta em
prospecto.

Tal operação é possível, uma vez que o segmento de afinidade e o
mercado de corretagem de planos de saúde no segmento corporativo são
altamente fragmentados, explica. Empresas prestadoras de novos
produtos e serviços, principalmente com foco no segmento corporativo,
também estão no radar.

A Qualicorp deseja, também, expandir a área de atuação geográfica,
sendo que inicialmente a empresa atua por meio de parcerias com
corretoras terceirizadas e, então, implanta equipes de vendas própria,
"o que nos possibilita manter custos iniciais 100% variáveis e
baixos", diz.

Abril em expansão
Aliás, a estratégia de aquisições e parcerias já resultou em diversas
operações nos últimos meses. Em abril a Qualicorp assinou um contrato
com a Transax Limited para a compra de todas as quotas da Medlink por
R$ 3 milhões pagos à vista, mais um futuro aporte para quitação de
dívida e ampliação dos negócios, estimado em R$ 6 milhões, além de
adquirir a participação remanescente da Vectorial Consultoria e
Vectorial Corretora.

Além destes, no mesmo mês a empresa assinou um contrato para adquirir
os direitos e obrigações referentes aos contratos nos quais a Divicom
Administradora e a Divicom Gestão atuavam, bem como um contrato de
pelo menos dez anos com a Unimed-Rio para prestar serviços, gerir e
intermediar a relação entre a Unimed e uma carteira de 72 clientes,
com cerca de 45 mil beneficiários e faturamento anual de R$ 145
milhões. A Unimed remunerará a Qualicorp com 10% do faturamento obtido
com a carteira.

Fonte: InfoMoney

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