28/06/2011

O passo a passo da criação do “Carreçúcar”

Nova gigante: fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar terá 27% do mercado brasileiro
São Paulo – Nesta terça-feira (28/6), o banco de investimentos BTG Pactual, de André Esteves, anunciou uma proposta de fusão entre o Pão de Açúcar e as operações brasileiras do Carrefour. Veja os passos da operação, ainda sujeita à aprovação dos acionistas de todas as partes nos próximos 60 dias.
Passo 1
Para evitar a participação cruzada de ações entre o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e o Carrefour Brasil, o primeiro passo da operação proposta é a incorporação do GPA pela Gama – uma parceria do BTG Pactual e do BNDES --, criando a empresa Nova Pão de Açúcar (NPA). O valor será de 66 reais por ação do Pão de Açúcar, num total de 17,14 bilhões de reais. Todos os acionistas migrariam para a nova empresa e o GPA passa a ser sua subsidiária.
Passo 2
A Nova Pão de Açúcar fará um aumento de capital de 3,45 bilhões de reais no Grupo Pão de Açúcar.
Passo 3
O GPA incorporará a operação brasileira do Carrefour. Em seguida a Nova Pão de Açúcar ficará com 69% de participação no conjunto Grupo Pão de Açúcar mais Carrefour Brasil. A matriz francesa fica com 31% da operação brasileira.
Passo 4
A NPA fará um aporte de 19% de sua participação no combo GPA mais Carrefour Brasil na matriz francesa. Assim a operação mundial do Carrefour a NPA ficam com 50% no Grupo Pão de Açúcar.
Passo 5
A NPA passa a ser a maior acionista do Carrefour mundial com 11,7%. A nova empresa poderá comprar no mercado mais ações, podendo aumentar sua fatia para 17%. Uma parceria entre os fundos Blue Capital, Colony e Arnault (da Louis Vitton) terá pouco mais de 10%.

Nenhum comentário: