O Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) anunciou nesta quarta-feira que o crescimento da economia americana é menor do que o esperado, mas que vai manter sua política monetária.
A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) que manteve a taxa diretriz permanente entre 0% e 0,25%. A taxa está assim desde dezembro de 2008 e, segundo o FOMC, deve continuar "durante um longo período".
"A reativação da economia continua a um ritmo moderado, embora mais lento do que o Comitê previa. Por outro lado, os indicadores recentes do mercado de trabalho foram mais fracos do que o antecipado".
Mesmo diante dos números ruins, o Fed decidiu manter o status quo, respeitando a expiração, em 30 de junho, de seu programa de recompra de US$ 600 bilhões em títulos de dívida pública, lançado em novembro.
O banco central vai manter ainda a estratégia de reinvestir o capital inicial dos bônus, como modo de manter o nível de liquidez injetada no sistema financeiro americano.
O Fed afirmou ainda que a inflação "subiu um pouco", mas reiterou que as expectativas de longo prazo são que os preços permaneçam "estáveis".
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário