07/06/2011

TAM planeja desmembrar negócio de manutenção

TAM planeja desmembrar negócio de manutenção
Valor Econômico - 07/06/2011

Um projeto aventado no fim de 2009 pela TAM tem tudo para se tornar realidade ano que vem: a independência da área de manutenção da companhia, a exemplo do que aconteceu com o Multiplus, programa de fidelidade que levantou R$ 723 milhões numa oferta pública inicial de ações realizada na Bovespa em fevereiro de 2010. A informação foi dada ontem ao Valorpela presidente do conselho de administração da TAM, Maria Cláudia Amaro, durante a 67ª edição do encontro anual da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), que está sendo realizado em Cingapura.Em sua primeira entrevista após as notícias de que a fusão entre a LAN e a TAM corre o risco de ser restrita ou vetada pela autoridade antitruste chilena, Maria Cláudia também comentou suas expectativas sobre a aprovação do negócio. Disse estar tranquila e otimista de que as companhias terão sinal verde para levar adiante a união anunciada em agosto de 2010.
No dia 26 de maio, a criação da Latam foi discutida em audiência pública no Chile a pedido do órgão de defesa consumidor local (Conadecus). Entre acusações de monopólio na rota São Paulo- Santiago feitas por rivais no Chile, ficou estabelecido que o Tribunal de Defensa de la Libre Competencia (TDLC) vai emitir um parecer em até 60 dias, contados a partir da realização dessa audiência.
A seguir, os principais trechos da entrevista:
Valor: Como a sra. avalia a situação da Latam no Chile? Está preocupada com um possível veto à fusão?
Maria Cláudia Amaro : É inegável que temos um projeto vencedor, que é a Latam. E nós confiamos absolutamente nesse projeto, da mesma forma que confio na avaliação da autoridade chilena sobre ele, que é vencedor para o consumidor, para os funcionários e para os países. Ele agrega valor e riqueza no sentido de geração de emprego. Então, não tenho muita preocupação. O tribunal [TDLC] tem o tempo dele, ele irá se manifestar, estou muito otimista com a avaliação. Neste momento seria até malicioso da minha parte dizer que tenho alguma preocupação.
Valor: Há um plano B?
Maria Cláudia : Dizer que haveria plano B é quase leviano. É inegável que a consolidação é uma tendência mundial. Isso está no ar, está rodando. O mundo está buscando esse caminho. É claro que nós buscamos no tema consolidação o melhor parceiro para a TAM e o melhor parceiro para a LAN. Disso eu não tenho dúvida. Acreditamos na solidez desse projeto e temos muita certeza que é com ele que vamos ficar.
Valor: Ficou surpresa quando o presidente da LAN, Enrique Cueto, falou recentemente que poderia procurar a Gol, caso a Latam seja vetada? Ficou com ciúmes?
Maria Cláudia : (risos) Não fiquei surpresa. Acho que as coisas são faladas e de repente tiradas de contexto. Não teve ciúme. São seis anos construindo esse acordo entre nós. É uma relação muito próxima, de amigos.
Valor: Caso seja aprovada a fusão, depois de integrada, a nova companhia pode buscar parceiros intercontinentais?
Maria Cláudia : Tem que estar aberto para olhar qualquer tipo de consolidação que exista. A grande questão é que haja sinergia. É um exercício de "futurologia" perigoso, mas não dá para dizer que nós não estaremos olhando oportunidades em outros continentes.
Valor: Há planos de outros negócios entre a família?
Maria Cláudia : Vocês já viram o Multiplus, que foi a primeira tentativa bem sucedida nesse segmento. Estamos olhando alguma coisa talvez na área de manutenção. A gente olha, de repente, ter uma estrutura mais focada nesse segmento mesmo.
Valor: Seria um projeto para quando?
Maria Cláudia : Ano que vem.
Valor: Teria uma marca nova?
Maria Cláudia : Pode ser que sim, mas por enquanto não, chama-se TAM Manutenção.
Valor: Já dimensionaram o investimento?
Maria Cláudia : Não, não, não. Estamos fazendo estudos, olhando como faz, colocando foco no negócio. Foi como fizemos com o Multiplus. Primeiro a gente identificou que havia uma necessidade, colocamos foco, uma gestão específica para aquilo para poder começar a olhar: temos um negócio, o que temos na mão e como vamos caminhar.
Valor: Seria como o Multiplus, com vocação para ser uma empresa separada?
Maria Cláudia : Pode ser que sim.
Valor: Seria uma estrutura separada de São Carlos, onde está a manutenção da TAM?
Maria Cláudia : Pode ser em São Carlos, mas uma empresa separada, para desmembrar.
Valor: A TAM cresceu com o slogan "TAM para todos", mas o governo está aumentando os juros para conter o crédito e estagnar a inflação. Isso preocupa?
Maria Cláudia : O Brasil é um país de dimensão tão continental que eu não acho que o consumo da aviação seja como o de outros produtos. O transporte é uma necessidade. As pessoas, de fato, têm de se deslocar para trabalhar. E num país com as dimensões do Brasil não é factível fazer uma viagem terrestre, dependendo da distância, pois fica inviável.

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