16/06/2011

Com crise grega, índices de Wall Street fecham em lados opostos

NOVA YORK, 16 Jun 2011 (AFP) -Os principais índices da Bolsa de Nova York fecharam em direções opostas nesta quinta-feira, refletindo o nervosismo dos investidores em relação ao agravamento da crise na Grécia: o Dow Jones subiu 0,54% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, recuou 0,29%.

Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average avançou 64,25 pontos, cotado a 11.961,52, enquanto que o Nasdaq perdeu 7,76 pontos, a 2.623,70 pontos.

Já o índice ampliado Standard & Poor's 500 encerrou o dia em leve alta, de 0,18% (2,22 pontos), a 1.267,64 pontos.

De acordo com analistas de mercado, os índices de Nova York - que haviam perdido mais de 1% na quarta-feira - oscilaram muito ao longo do pregão, mudando de sentido várias vezes.

"A incerteza é grande", disse Andrew Fitzpatrick, da Hinsdale Associates. "Os investidores estão cautelosos em relação à situação da Grécia e em relação à desaceleração da economia americana", completou.

Os índices foram sustentados no início das negociações pela publicação de indicadores econômicos melhores que o esperado nos Estados Unidos - algo raro em relação no último mês - mas se descolaram ao longo do dia.

No setor imobiliário, o início de obras de moradias e as autorizações de construções subiram em maio. Quanto aos dados sobre emprego, as solicitações de seguro-desemprego caíram na semana passada, informou o governo dos EUA.

Contudo, outro indicador agravou a situação: o índice que mede a atividade manufatureira na região da Filadélfia (importante indicador da indústra) caiu a seu nível mais baixo desde julho de 2009.

A crise na Grécia, que nesta quinta-feira tomou dimensões políticas, dominou novamente a atenção do mercado. Em dificuldade dentro de seu próprio partido, o primeiro-ministro Giorgios Papandreu decidiu adiar para sexta-feira a reestruturação de seu gabinete, com o objetivo de aprovar medidas de austeridade.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: