16/06/2011

Consumidor deverá manter contas em dia para ganhar pontos em cadastro positivo

SÃO PAULO - O consumidor deverá manter o pagamento pontual de suas
contas para ganhar pontos no cadastro positivo, banco de dados de bons
pagadores, sancionado há uma semana pela presidente da República,
Dilma Roussef.

Segundo explica o diretor comercial da ZipCode – empresa provedora de
informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude -, Diego
Martins, o cadastro positivo trabalhará na forma de score (pontos) de
zero a mil, sendo que quem tiver maior pontuação terá mais benefícios,
como promoções, ofertas e taxas de juros diferenciadas na hora da
tomada de crédito.

Para aquelas pessoas com histórico negativo na pontualidade de
pagamentos, a combinação de pagamento em dia, comprometimento de renda
e comportamento de consumo serão algumas das variáveis analisadas para
aumentar o score do consumidor.

"A pontuação do consumidor no cadastro positivo, independentemente se
a pessoa já teve ou não o nome inscrito em bancos de dados de
restrição de crédito, se dará por meio da análise de diferentes
variáveis, entre elas destacam-se a pontualidade no pagamento, o
comprometimento da renda e o comportamento de consumo do cidadão",
diz.

Prós e contras
A exemplo do que já foi citado por muitas entidades de defesa do
consumidor, o diretor comercial da ZipCode admitiu que quem está
ingressando no mercado de crédito, não possui dados nem em cadastros
positivos como negativos, bem como não é responsável pelo pagamento de
contas de serviços, não será beneficiado pelo cadastro positivo.

Contudo, diz, de modo geral, o banco de dados tem mais prós do que
contras, já que será benéfico tanto para quem está cedendo como para
quem está tomando crédito.

"O cadastro positivo permite ver o passado do consumidor, agilizando e
dando maior precisão na análise de crédito para as empresas e
beneficiando, consequentemente o consumidor, que terá mais acesso ao
crédito e taxas de juros menores (...O Os consumidores das classes C e
D devem ser os mais beneficiados", ressalta Martins.

Abusos
Ainda segundo Martins, o consumidor só terá os dados no cadastro
positivo caso autorize a inserção das informações no banco de dados,
podendo ser abordado no momento em que fizer uma compra a prestação,
por exemplo.

O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira
de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva, também
concorda que o cadastro positivo irá facilitar a concessão de crédito.
Entretanto, lembra, o setor varejista deve ficar atento à sua prática.

"A sanção do cadastro positivo foi uma medida certeira da presidente
da República, mas é salutar ficarmos atentos sobre como este cadastro
será utilizado pelo varejo e pelo sistema financeiro, para que não
ocorram abusos ou práticas equivocadas", diz Silva.

Fonte: InfoMoney

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