16/06/2011

Maioria das agências realizou propaganda pelo celular em 2010

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pela Nielsen a pedido do MMA
Latam (Mobile Marketing Association da América Latina) aponta que 62%
das agências de publicidade do Brasil realizaram ações de marketing
pelo celular no ano passado.

Na comparação com os outros países analisados - Argentina e México -,
o indicador brasileiro é o maior, pois nas agências argentinas e
mexicanas os percentuais foram de 56% e 60%, respectivamente. No
total, foram entrevistadas 300 empresas, sendo 100 de cada país.

Conteúdo
Em relação ao conteúdo utilizado nas campanhas, os jogos móveis
aparecem em primeiro lugar pelas empresas brasileiras, com 51%. Em
seguida, vêm as informações ou alertas sobre produtos, vendas e
ofertas, com 46%, e download de músicas e vídeos, com 44%.

Já cupons móveis (25%), ringtones (33%) e informações sobre downloads
pagos (vídeo, ringtones, música), com 21%, foram os conteúdos menos
citados pelos brasileiros.

Na Argentina e no México os conteúdos de mobile mais utilizado nas
campanhas são os relacionados a informações ou alertas sobre produtos,
vendas e ofertas, com 30% e 32%, respectivamente.

"Um dos principais pontos apontados pela pesquisa no Brasil é que a
maioria das iniciativas das agências em mobile marketing utiliza
multimídia, com jogos e downloads de músicas e vídeos. Com isso,
atinge um público que possui aparelhos mais avançados, high end,
chegando, por exemplo, a atingir 50% somente entre aqueles que
utilizam iPhones. Já 43% das agências argentinas e 41% das mexicanas
devem dirigir suas campanhas de mobilidade móvel para iPhone", afirma
o diretor de Telecom da Nielsen Brasil, Thiago Moreira.

Expectativa para 2011
Para este ano, a expectativa é que 87% das empresas brasileiras
trabalhem com mobile marketing. Já na Argentina a previsão é de 91%,
enquanto no México é de 76%.

Para o diretor de Marketing da TIM, Rogério Takayanagi, "o mobile
marketing, apesar de não ter decolado ainda, possui um potencial
incrível. Precisamos elevar o conhecimento sobre o assunto e mostrar
que é um campo que pode ser mais explorado".

A pesquisa apontou também que, no Brasil, 30 das 33 agências digitais
entrevistadas declararam ter realizado ações de publicidade pelos
celulares. Já em 2011 as agências pretendem direcionar 14% das suas
campanhas para tablets, 11% para e-readers e 11% para netbooks.

Fonte: InfoMoney

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