05/04/2011

Rapidinhas: Bovespa, Cambio, Impostos, Economia

As ações da Cielo fecharam em alta ontem por conta de uma possível exclusividade na distribuição da nova bandeira de cartões de crédito, a Elo. A Elo é uma bandeira de cartões de crédito criada pelo Banco do Brasil e Bradesco, maiores acionistas da Cielo.
A Elo espera alcançar 15% do mercado nacional nos próximos cinco anos e está apostando na melhoria das condições de consumo das classes C e D, nicho alvo da companhia.

A Lojas Renner anunciou a compra da rede Camicado, varejista do ramo de casa e decoração pelo valor de R$ 165 milhões. A aquisição ainda depende da aprovação dos acionistas em Assembléia Geral Extraordinária.

Uma explicação para a recente alta da IGB Eletrônica (antiga Gradiente) na Bolsa. O governo quer reduzir em 30% o preço dos computadores tablets, similares ao iPad da Apple, produzidos no Brasil, através da redução de impostos. Um dos rumores que envolvia a IGB nos últimos meses era sua reativação para o produção de tablets nacionais.

Guido Mantega, Ministro da Fazenda, afirmou ontem que o governo irá combater a entrada em excesso de Dólares na economia brasileira. No entanto, Mantega ponderou dizendo que o excesso é melhor do que a falta de divisas em direção ao país. Na visão do Ministro da Fazenda a entrada de Dólares é reflexo da solidez da economia nacional, atraindo investimentos externos.

Ontem a agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a nota de crédito do Brasil para BBB com perspectiva estável, ou seja, não haverá revisões positivas ou negativas no futuro próximo. Uma melhor nota de crédito ajuda o país a captar recursos no exterior com custos mais baixos, por representar um menor risco aos investidores.
Segundo a agência o crescimento da economia brasileira nos últimos dois anos e a composição das reservas internacionais do país contribuíram para a melhora da nota. O Brasil ainda comprovou o amadurecimento político com a eleição de Dilma Rousseff e a manutenção das políticas monetárias de comprovado sucesso.
Como dever de casa a agência Fitch destaca ao país a necessidade de atacar com rigor a inflação e promover a reforma tributária e previdenciária, que contribuiriam para tirar a pressão sobre a taxa de juros interna e a apreciação do Real.

Roger Agnelli, atual presidente da Vale, poderá assumir a direção da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo. Nos bastidores o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia e o senador do estado, Aécio Neves, estariam cortejando o executivo. A intenção seria usar a alta eficiência de Agnelli para comprar outras companhias no setor de energia.

Existem novas alternativas para quem quer fugir da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para compras realizadas com cartão de crédito fora do país. Nesses casos o IOF aumentou recentemente 168%, levando a alíquota para 6,38% do valor da operação. Como a nova tributação vale apenas para compras a crédito, pode-se usar cartões pré-pagos, travelers checks e moeda em espécie. Nesses tipos de operação paga-se somente 0,38% de IOF.
Outra vantagem é a eliminação da incerteza cambial: fecha-se a taxa de câmbio no momento da operação, ou seja, se a cotação do Dólar subir, o consumidor está protegido. O cartão pré-pago tem ainda outra vantagem: se o viajante não utilizar todo o valor carregado no cartão, o saldo pode ser utilizado em compras on-line. Os créditos neste cartão não têm data de validade.

Nenhum comentário: