18/04/2011

Petrolíferas: revisão de riscos desencadeada por OGX derruba ações do setor

A segunda-feira (18) não trouxe notícias muito positivas para o setor de petróleo e gás. Entre as novidades da OGX Petróleo (OGXP3), a queda da commodity no mercado internacional e os temores em relação às economias norte-americana e chinesa, as empresas do setor operam em forte baixa.

A OGX lidera as baixas do Ibovespa, recuando 15,42% depois da divulgação do relatório de estimativas das reservas decepcionar o mercado. As declarações de Eike Batista sobre a empresa também não animaram, e diversas casas de research já cortaram a recomendação para os papéis da empresa.

HRT e QGEP
Com isso, as ações da HRT (HRTP3) e Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP3) também têm forte queda na sessão, de 4,36% e 4,68%, respectivamente.

Segundo o analista do Banco do Brasil, Nelson Rodrigues de Matos, as empresas seguem o movimento da OGX porque têm um case bastante semelhante e sofrem com essa reavaliação dos riscos exploratórios sendo feita pelo mercado. “Os recursos ainda são prospectivos, então pode ser que a história se repita nessas menores”, explica.

Petrobras: cenário macro dita o rumo
A Petrobras (PETR3, PETR4) não escapa das quedas da sessão, e vê suas ações ON e PN recuarem 2,87% e 3,13%, nessa ordem. Mas segundo Matos, a baixa dos papéis da estatal não segue tanto a referência da OGX, já que a empresa está longe de ser pré-operacional e ter que confirmar suas reservas.

No caso da Petrobras, Matos aponta como pontos de pressão a queda do petróleo na sessão, em resposta a declarações da OPEP, além da notícia de que a Standard & Poor’s colocou o rating norte-americano em perspectiva negativa. Os rotineiros temores sobre a economia chinesa também pesam sobre os ativos da estatal.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: