04/04/2011

Rapidinhas: Bovespa, Economia Mundial

A Bolsa foi o melhor investimento no mês de marco. O índice Ibovespa subiu 1,8% no mês. O ouro, vencedor de rendimento no mês passado, não teve alteração no valor. O Dólar foi o maior perdedor de março. A cotação da moeda estrangeira caiu quase 2% no mês.

As ações da LLX tiveram o melhor desempenho dentre as ações que compõem o índice Ibovespa na semana que passou, com alta de 10,8% seguidas de perto das ações da BM&F Bovespa, com valorização de 10,3%.

As ações ordinárias da Usiminas tiveram o pior desempenho do índice Ibovespa na última semana com queda de 5,3%.

As ações da BM&F Bovespa apresentam o segundo maior número de negociações sexta-feira na Bolsa. Em volume financeiro perderam apenas para os papéis preferenciais da Vale, Petrobras e os ordinários da OGX. As ações fecharam o dia com alta de 3,8%, uma das maiores do Ibovespa.

A movimentação de fusões no setor de bolsas de valores tem chamado a atenção dos analistas. O grupo Nasdaq OMX e a ICE fizeram uma proposta para compra da NYSE Euronext no valor de US$ 11,3 bilhões. A proposta derruba o negócio proposto pela Deutsche Boerse a NYSE pelo valor de US$ 9,5 bilhões.

Na América Latina a MILA (Mercado Integrado Latinoamericano), junção das bolsas de valores da Colômbia, Peru e Chile também chamam a atenção. A MILA será a segunda maior bolsa de valores da região, atrás apenas da BM&F Bovespa.

A Cimentos Liz informou na sexta-feira que desistiu em dar continuidade a IPO planejada para hoje. A empresa informou que em decorrência da atual conjuntura de mercado irá aguardar mais sessenta dias para dar continuidade ao processo.

No começo de março a CAB Ambiental também desistiu de sua oferta inicial, aguardando por um mercado mais favorável.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou drasticamente a nota de crédito de Portugal, de A- para BBB-, a um passo de perder o grau de investimento.

O crescente déficit fiscal do país, sem nenhuma perspectiva de melhora após a renúncia do Primeiro Ministro José Sócrates, deixou os analistas da agência preocupados.

Nenhum comentário: