20/04/2011

CPFL confirma associação com a ERSA e cria subsidiária para energia renovável

A CPFL Energia (CPFE3) anunciou na noite da última terça-feira (19) sua associação com a ERSA, por meio da criação de subsidiária que consolidará ativos e projetos de energia renovável avaliados em R$ 4,5 bilhões.

Com sua conclusão projetada para o mês de agosto, a associação ocorrerá por meio da segregação das PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) atualmente detidas pela empresa para a "Nova CPFL", cujos únicos acionistas serão CPFL Geração e CPFL Brasil.

Passada esta etapa, haverá a incorporação da "Nova CPFL" pela ERSA por meio de operação de troca de ações, o que levará a participação da CPFL Energia a 63,6% da empresa, por meio de suas subsidiárias, enquanto os atuais acionistas da ERSA deterão fatia de 36,4%.

Controle
"A relação de substituição entrea as ações da ERSA e as ações da Nova CPFL (...) toma por base o valor econômico da ERSA e dos empreendimentos pertencentes à CPFL", destacou a companhia em nota, ressaltando que os valores serão confirmados por laudos de avaliação técnica.

Além da aprovação pelas assembleias de acionistas das empresas, o negócios ainda requer a autorização de órgãos reguladores.

Estimativas
De acordo com a nota, a nova companhia será dotada de um portfólio de empreendimentos em operação, construção e preparação para construção com potência estimada em 4.375 MW, sendo 806 MW em energia hidrelétrica, 1.591 MW em Biomassa e outros 1.978 MW, eólica.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: