21/04/2011

AT: OGXP3 - Diário

Já faz um bom tempo que não coloco aqui nenhuma análise gráfica de algum papel, fato que pretendo que não ocorra mais, e eu passe a colocar periodicamente a análise gráfica de algum papel.
Como tivemos uma grande volatilidade na OGXP3 essa semana, decidi utilizá-la para a análise de hoje.

Baseado no meu método de operação, posso afirmar que não conseguiria aproveitar essa forte queda para fazer a venda de forma antecipada, pois não tivemos nenhuma indicação forte que nos ajudasse a identificar a queda. Inclusive, um dia antes da queda, o mercado estava comprando muito, até pela alta expectativa do relatório, e o Didi caminhava para indicar uma compra em breve, porém, o ADX e o Trix, vinham indicando a continuidade, e um aumento na força vendedora, que foi sinalizada nos dias 12 e 13 de abril, porém, essa indicação de venda, foi muito fraca, não tinha ADX indicando tendência, o Trix estava iniciando a venda, apenas o Didi indicava uma venda, mas ela tinha mais cara de fim da tendencia compradora que ocorria no papel, do que uma reversão forte. Por isso, não consegui ver nenhum sinal que sinalizasse a venda de OGX antes da grande de segunda-feira.

Certo, já sabemos que não dava pra ter previsto essa queda e aproveitar pra ganhar um bom trocado, mas, e agora, após esses 3 dias de grando volatilidade, os gráficos nos indicam que é hora de comprar ou de vender? Bom, pela minha análise, eles não indicam nada nesse momento, apenas, que é hora de esperar e aguardar um novo sinal de compra ou de venda.

O que podemos ver no gráfico, é que os indicadores (Didi, Adx, Trix) estão todos vendidos, e o IFR não está mais sobrevendido.
Apesar dos indicadores estarem vendidos, nenhum indica que é um bom momento para venda, apenas que devemos continuar olhando, e esperando.

Olhando as indicações de suporte/resistência, podemos ver 2 pontos muito importantes, que estão traçados no gráfico abaixo em amarelo, um na casa dos 16,20 e o outro na região dos 18,50. Esses dois pontos, vem servindo de suporte e resistência desde o início de 2010.

Reparem que 1 dia antes da queda, o suporte de 18,50 foi testado e respeitado, e no dia da grande queda, foi o suporte em 16,20 que foi testado e segurou os preços.

Na casa dos 17,45/17,50 existe também um ponto, que não está traçado no gráfico, pois tem uma importância menor (na minha opinião). E foi exatamente nessa região que os preços abriram no último pregão, tiveram uma dificuldade de sair dessa região no começo, e após seu rompimento, o movimento ganhou força e os preços se mantiveram em alta o restante do dia, fechando na máxima do dia, em 18,00, região que também tem um importante ponto a ser vencido (não está traçado no gráfico).

Para a alta continuar, a OGX precisa se manter acima dos 18,00, quando buscará os 18,50 (próxima resistência), para então, a partir daí, buscar valores maiores.
Caso sinta os 18,00, deve recuar aos 17,50, e se perder esse patamar, a coisa volta a ficar bem feia.

Devido a esses fatores, acho que o ideal é esperar, e ver o que acontece, antes de qualquer entrada no papel, tanto na ponta compradora, como na vendedora.

Nenhum comentário: