01/04/2011

Poupança perde para a inflação em março pelo oitavo mês seguido

Quem deixou o dinheiro na poupança em março perdeu novamente poder de compra. Isso porque o rendimento da modalidade ficou abaixo da inflação para o mês. Esse é o oitavo mês consecutivo que a poupança fica para trás.

As cadernetas renderam em março 0,54% para o poupador, mas o retorno real – depois de descontado a inflação -, ficou em -0,08%. As poupanças são remuneradas em 6% ao ano mais a taxa referencial, que é uma média dos CDBs (Certificados de Depósitos Interbancários) do mercado, remunerados com base na taxa básica de juro, a Selic.

De acordo com a professora da FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas), Myrian Lund, o cenário de inflação alta tem provocado a perda na poupança e esse cenário não tão positivo deve permanecer neste ano, apesar de o governo ter lançado medidas de controle dos preços. “Deve fechar no zero a zero”, afirmou ela, sobre a evolução dos preços e a rentabilidade das cadernetas em 2011.

O peso do juro
O aumento da Selic faz com que as cadernetas fiquem ainda mais defasadas. “À medida que o juro da economia aumenta, a poupança fica desvantajosa”, ponderou Myrian. “O grande peso da rentabilidade da poupança são os 6%, que são fixos”, explicou a professora. Já a parte variável, que tem influência da Selic, exerce pouco peso.

De acordo com Myrian, quando a Selic estava a 8,75%, a poupança estava em destaque, porque só sua parte fixa dava 6% ao ano. Agora que o juro está em 11,75% e, segundo a professora, deve chegar a 12,25% no final do ano, as cadernetas ficam mais defasadas e outras modalidades ganham destaque.

O que fazer?
Diante deste cenário, o que deve fazer o investidor? “Se ele [investidor] for usar o dinheiro rápido, é melhor ficar até poder usá-lo. Se não, vá para a renda fixa, para fundos DI e o Tesouro Direto”, ponderou o professor da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite.
Myrian, por sua vez, disse que, independentemente do cenário, não muda sua opinião em relação à poupança: “Ela foi feita para quem está começando e quer poupar, sem pagar tarifa de conta-corrente alta. Não é, por exemplo, para quem tem mais de R$ 10 mil”.

Perda desde 2010
Confira, abaixo, as perdas da poupança desde agosto de 2010:
Desempenho da poupança
Mês RentabilidadeReal
Agosto 0,59% -0,18%
Setembro 0,57% -0,57%
Outubro 0,55% -0,46%
Novembro 0,53% -0,90%
Dezembro 0,64% -0,05%
Janeiro 0,57% -0,22%
Fevereiro 0,60% -0,39%
Março 0,54% -0,08% 


Fonte: InfoMoney
-------------------------

Comentário: notícia importante, que mostra a fragilidade da poupança em tempos de inflação elevada e de juros altos, apesar da sua simplicidade, e da isenção do IR, ela vem perdendo para a inflação com frequencia, com isso, o investidor tem perda do poder de compra. É importante buscar formas mais eficientes de investimento, e não apenas "guardar" dinheiro, existe uma grande diferença entre poupar e investir. Alternativas mais rentáveis atualmente são os títulos do tesouro direto, porém esses não possuem boa liquidez, temos tambés os CDB's e os fundos DI, que normalmente possuem liquidez tão boa quanto da poupança, e atualmente estão remunerando melhor o investidor, mesmo para quem vai manter o dinheiro por pouco tempo e acabar caindo na taxação mais alta do IR.

Nenhum comentário: