07/04/2011

Rapidinhas: Bovespa, Cambio, Portugal, Economia Nacional

A Mundial S/A, fabricante dos mais diversos produtos como utensílios domésticos, artigos para cuidados pessoais e acessórios para a moda anunciou que a empresa pretende se adequar às exigências para alcançar o Nível 1 de Governança Corporativa da BM&F Bovespa ainda este ano.
Este nível exige da empresa uma maior dispersão de suas ações no mercado e a adição de informações complementares nos informes trimestrais. Já tomando as providências necessárias, a empresa irá propor na Assembléia Geral de Acionistas o desdobramento de suas ações na proporção de 4 para 1.
Essa nova visão animou os investidores ontem e suas ações explodiram na Bolsa. As ações ordinárias da Mundial tiveram a maior valorização dentre todas as ações negociadas no BM&F Bovespa no dia, fechando em alta de 24,3%.

O Dólar comercial disparou no início da tarde de ontem com receio dos investidores sobre novas medidas cambiais a serem adotadas pelo governo brasileiro, com o intuito de frear a desvalorização do Real frente ao Dólar. O contrato futuro de Dólar na BM&F Bovespa subiu quase 1% em apenas trinta minutos, uma forte variação em relação à volatilidade histórica do ativo.
O governo aumentou novamente o prazo para isenção do pagamento do IOF sobre empréstimos no exterior para dois anos, portanto as empresas e bancos que captarem recursos a prazos mais longos não pagarão o imposto que hoje é de 6%.

O IBGE divulgou ontem o relatório descritivo do nível da produção nacional separado por regiões da Pesquisa Industrial Mensal. O crescimento verificado nas regiões pesquisadas marcou alta de 1,9% em fevereiro. Em comparação ao mesmo período do ano passado a produção industrial teve um crescimento de 6,9%.
O estado de Goiás marcou a maior expansão da produção, com alta de 9,1%. O Paraná ficou com a maior contração produtiva, com queda de 10,5% no mês.

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou ontem a nota de crédito da dívida emitida pela Petrobras em um nível. A Fitch justificou o crescimento da alavancagem financeira da estatal nos próximos anos para o cumprimento do plano de investimentos proposto.

O governo de Portugal admitiu que o país não tem mais saída a não ser pedir auxílio financeiro externo...
Com a sucessão de rebaixamentos pelas agências de classificação de risco internacionais, as taxas de juros pagas para o financiamento da dívida pública de Portugal ficou insuportável e país terá de recorrer aos mecanismos emergenciais internacionais de ajuda.
O mercado acionário de Portugal reagiu bem à notícia e subiu fortemente depois de um início difícil pela manhã. O índice PSI 20 recuperou as perdas do dia e ainda fechou em alta de 0,31%.

Nenhum comentário: