18/04/2011

Ante cautela no cenário internacional, Ibovespa Futuro abre em baixa

O Ibovespa Futuro inicia as negociações desta segunda-feira (18) em forte baixa de 1,31% a 67.130 pontos, em semana mais curta por causa do feriado de Tiradentes e da Páscoa. No plano interno, destaque para a inflação, com nova elevação na projeção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para este mês e para 2011, de acordo com o relatório Focus.
O mercado acionário externo também segue em baixa, com ações de bancos pesando no desempenho europeu. No continente, a crise fiscal continua em pauta, com destaque para rumores sobre uma possível reestruturação da dívida grega. O mau humor europeu contagia os futuros norte-americanos, que mostram perdas em dia de novos resultados corporativos.
Vale notar também que na China o governo elevou a taxa de exigência de reservas de capital dos bancos durante o final de semana em 50 pontos-base, o que também adiciona instabilidade ao pregão. Para o Ibovespa, a volatilidade deve predominar com o vencimento de opções sobre ações nesta segunda.
Brasil: inflaçãoAinda de acordo com o documento do Banco Central, ao mesmo tempo em que a projeção para o IPCA segue em alta, a expectativa é de que o aperto monetário via taxa básica de juro seja de apenas mais 0,50 ponto percentual, com a taxa Selic em 12,25% ao ano ao final de 2011, sem qualquer alteração na expectativa frente à última semana.
A agenda interna também contou com a divulgação do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal), que mostrou retração na primeira semana de abril, com uma taxa 0,06 ponto percentual inferior àquela vista na semana anterior. Este resultado marcou a reversão dos cinco aumentos consecutivos da inflação por este índice.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: