08/04/2011

Rapidinhas: Bovespa, Cambio, Economia Mundial, Impostos, Petroleo

Ontem à noite Guido Mantega, Ministro da Fazenda, anunciou que o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de operações a crédito para pessoas físicas aumentará em 100%, passando para 3%.
Crédito a empresas e para investimentos estão fora do reajuste.
O objetivo da medida é claro: combater a inflação atingindo o consumo. Caso a inflação desacelere o governo poderá rever o reajuste do IOF.

As ações da Cosan (CSAN3) sofreram as maiores perdas do Ibovespa ontem, com queda de 4,84%.
Os investidores estão receosos com a nova regulação na produção do etanol e um possível aumento no imposto de exportação do açúcar.

As medidas anunciadas na quarta-feira pelo governo brasileiro para tentar conter a valorização do Real não surtiram efeito.
Ontem o Dólar fechou cotado a R$ 1,58, queda de 1,9% e menor valor desde agosto de 2008.

O crédito ao consumidor norte-americano surpreendeu os analistas e veio acima do esperado em fevereiro, mostrando mais um sinal da recuperação da economia dos EUA.

Um novo terremoto atingiu o Japão ontem medindo 7,1 graus na escala Richter. Apesar do susto não houve grandes prejuízos e as usinas nucleares do país, inclusive a de Fukushima, não sofreram abalos graves.

O FMI acredita que a cotação atual do barril de petróleo deverá permanecer em alta pelo menos no curto prazo. Ontem o barril de petróleo fechou em alta em Nova Iorque, cotado acima de US$ 110.

Nenhum comentário: