22/07/2007

Mulheres limeirenses fundam clube para investir na Bovespa

Após mais de cinco anos de estudos, o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil) criou um clube, formado exclusivamente de mulheres, para fazer investimentos na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. O nome do grupo, que o identificará na Bolsa, é “Clube de Investimento Olho de Tigre”.

O inédito projeto foi esboçado há pelo menos cinco anos, mas só nos últimos dois meses ganhou força. Integrantes do Conselho se informaram na Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) sobre a possibilidade de investir em ações e, no último dia 20 de junho, foram na própria Bovespa, para conhecer o funcionamento. Os lances serão feitos com a ajuda da Spinelli Corretora, de São Paulo.
De acordo com a vice-superintendente do Conselho, Maria Édna de Campos Dieamant, foram necessários três nomes para formar um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e poder criar o clube, que terá um estatuto. Segundo as regras, o grupo poderá ter até 150 pessoas para investir em ações. “A intenção é começar com R$ 100 cada uma no primeiro lance. Com valores menores, corremos menos risco e conhecemos mais o mercado financeiro”, disse.
Edna explica que os ganhos serão proporcionais aos valores que cada uma investir, mas nada impede que haja apostas com valores diferentes. No último dia 5, o conselho esteve reunido com os consultores Giácomo Leonardo Diniz e Márcio Fadiga para saber qual a maneira adequada de investir no mercado. “É um mundo novo para todas nós, mas estamos otimistas”, garante.
Segundo a vice-superintendente, neste encontro as empreendedoras conheceram algumas ações consideradas seguras no mercado, como as da Companhia Vale do Rio Doce, Nestlé e Natura. “Há outros, por exemplo, com rentabilidade maior, mas que são menos conhecidos, o que causa mais risco”, comentou.
Não é preciso ser sócia da Acil para participar do clube de investimento. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto e as regras, deve comparecer na próxima reunião do conselho, que acontece no dia 31 de julho, às 19h30, no prédio da Acil, no Centro. A intenção é fechar o grupo e definir a primeira investida na Bovespa. (RS)

Fonte: Gazeta de Limeira

Nenhum comentário: