24/07/2007

Bovespa encerra com ganho de 1,03%, em linha com NY

A Bolsa de Valores de São Paulo começou a semana sem abandonar o sinal positivo, na esteira dos ganhos do mercado acionário de Nova York, onde também imperou o sinal de alta. O Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, avançou 1,03% e fechou o dia aos 58.037 pontos, 88 abaixo do último recorde, atingido na quinta-feira.

Os balanços trimestrais das farmacêuticas Schering-Plough e da Merck, divulgados hoje cedo, devolveram o ânimo aos investidores norte-americanos, depois da decepção de sexta-feira com os balanços de Google, Microsoft e Caterpillar e com os temores envolvendo o mercado de crédito hipotecário de segunda linha, que dia sim, dia não volta a assustar o mercado.

Além disso, os negócios encontraram sustentação no noticiário de fusões e aquisições no setor de petróleo. A Transocean e a GlobalSantaFe, duas das maiores perfuradoras de campos de gás e petróleo sob contrato do mundo, concordaram em fundir suas operações, numa transação que irá criar uma companhia com valor de mercado de US$ 53 bilhões. O índice Dow Jones terminou o dia em alta de 0,67%.

Ações

As duas principais ações brasileiras registraram fortes ganhos, ajudando a puxar o Ibovespa para cima. Petrobras PN, que responde por 15% da cesta de 60 ações do índice, avançou 1,63%, apesar da queda do preço do petróleo nos mercados internacionais. Vale do Rio Doce PNA, a segunda ação mais importante da Bovespa, obteve elevação de 2,71%.

Já as ações da TAM e da Gol continuaram a cair hoje, ainda em reflexo à crise do setor aéreo brasileiro. TAM PN recuou 1,18% e Gol perdeu 2,48%. No mês, os papéis já acumulam baixa de 15,34% e de 20,45%, respectivamente.

Estréias

Quatro empresas ingressaram na Bovespa hoje, o que ajudou o volume financeiro do dia a somar R$ 4,58 bilhões. O destaque ficou por conta de MRV Engenharia, que liderou o ranking de ações mais negociadas e disparou 19,23%. As units de Kroton Educacional também tiveram boa estréia, com ganho de 13,28%. Triunfo Participações encerrou estável e Investimento e Açúcar Guarani recuou 2,96%.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: