30/07/2007

Bolsa opera em alta, após semana em que caiu quase 8%

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta na manhã desta segunda-feira, depois de ter encerrado a semana passada em baixa de 7,87% por conta de preocupação dos investidores com o setor imobiliário e o crédito de alto risco.

Às 12h50, o Ibovespa (Índice Bovespa, o principal da Bolsa paulista) subia 1,13%, a 53.521 pontos. O dólar comercial, por volta do mesmo horário, descia 0,11%, cotado a R$ 1,893 na venda.

Nesta semana, os investidores terão dados importantes para avaliar como anda a economia norte-americana, depois que a ameaça de desaquecimento contribuiu para a derrubada das principais Bolsas do mundo na semana passada.

Nos Estados Unidos, os relatórios mais importantes a serem divulgados são o do PCE (medida de inflação bastante monitorada pelo Federal Reserve), na terça-feira, e o de criação de postos de trabalho, na sexta-feira.

Esses relatórios podem balizar as expectativas em relação ao juro norte-americano. As apostas mais recentes apontam manutenção da taxa de 5,25% em 2007.

Dados sobre moradia nos EUA (gastos com construção e vendas pendentes de casas) serão acompanhados de perto dada a preocupação de investidores de que os problemas com crédito imobiliário se espalhem pela economia.

Na sexta-feira, o Citigroup divulgou relatório avaliando que isso não acontecerá de forma significativa. "Nossos economistas ainda esperam que os danos da crise do crédito imobiliário de risco nos Estados Unidos e a fraqueza do setor imobiliário sejam contidos. Não há mudanças grandes em nossa previsão para a política ou economia global", afirmou a maior empresa de serviços financeiros do mundo.

No Brasil, o ponto alto os números da Companhia Vale do Rio Doce , na terça-feira.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: