10/07/2007

Bovespa fecha em baixa de 0,99% com resgate de lucros

A espera pelo discurso desta tarde do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, aconteceu em clima de realização de lucros na Bolsa de Valores de São Paulo, após ter registrado na sexta-feira outro recorde, o 28º do ano, ao encerrar o dia com 56.443 pontos.

O mercado doméstico de renda variável acompanhou o movimento de baixa das bolsas norte-americanas, pressionadas pelos alertas de lucros de empresas relacionadas ao setor imobiliário, o que fez crescer as preocupações com os resultados corporativos do segundo trimestre.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, recuou hoje 0,99% e fechou aos 55.883 pontos, perdendo o patamar dos 56 mil pontos. No pior momento do dia, o índice cedeu 1,30%.

Hoje, o receio do mercado foi de que os problemas no setor de hipotecas subprime (de segunda linha) possam ter desdobramentos maiores do que se imaginava e afetar a economia dos EUA. Esse receio ganhou força depois que a maior rede varejista norte-americana de artigos de reforma e decoração, a Home Depot, informou hoje que espera queda maior no resultado de 2007. A Home Depot anunciou que seu lucro por ação irá cair entre 15% a 18% no ano fiscal de 2007, ante retração de 9% prevista anteriormente.

Em Wall Street, o índice Dow Jones terminou o dia em baixa de 1,09% e o Nasdaq perdeu 1,16%.

A espera pelo discurso de Bernanke mostrou-se infrutífera. O presidente do Fed, que falou em uma conferência do National Bureau of Economic Research, em Massachusetts, não abordou o cenário econômico ou a política monetária atual em seus comentários, que portanto não tiveram impacto sobre as bolsas.

Telefonia

No Brasil, as atenções se voltaram para o setor de telefonia, em especial do grupo Vivo, após a oferta feita pela Telefónica no valor de US$ 4,08 bilhões (3 bilhões de euros) à sócia Portugal Telecom para adquirir o controle total da empresa. A ação preferencial da Vivo obteve valorização de 3,02% e a ação ordinária registrou ganho de 2,74%.

Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário: