O mercado doméstico de renda variável acompanhou o movimento de baixa das bolsas norte-americanas, pressionadas pelos alertas de lucros de empresas relacionadas ao setor imobiliário, o que fez crescer as preocupações com os resultados corporativos do segundo trimestre.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa paulista, recuou hoje 0,99% e fechou aos 55.883 pontos, perdendo o patamar dos 56 mil pontos. No pior momento do dia, o índice cedeu 1,30%.
Hoje, o receio do mercado foi de que os problemas no setor de hipotecas subprime (de segunda linha) possam ter desdobramentos maiores do que se imaginava e afetar a economia dos EUA. Esse receio ganhou força depois que a maior rede varejista norte-americana de artigos de reforma e decoração, a Home Depot, informou hoje que espera queda maior no resultado de 2007. A Home Depot anunciou que seu lucro por ação irá cair entre 15% a 18% no ano fiscal de 2007, ante retração de 9% prevista anteriormente.
Em Wall Street, o índice Dow Jones terminou o dia em baixa de 1,09% e o Nasdaq perdeu 1,16%.
A espera pelo discurso de Bernanke mostrou-se infrutífera. O presidente do Fed, que falou em uma conferência do National Bureau of Economic Research, em Massachusetts, não abordou o cenário econômico ou a política monetária atual em seus comentários, que portanto não tiveram impacto sobre as bolsas.
Telefonia
No Brasil, as atenções se voltaram para o setor de telefonia, em especial do grupo Vivo, após a oferta feita pela Telefónica no valor de US$ 4,08 bilhões (3 bilhões de euros) à sócia Portugal Telecom para adquirir o controle total da empresa. A ação preferencial da Vivo obteve valorização de 3,02% e a ação ordinária registrou ganho de 2,74%.
Fonte: Portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário