30/07/2007

Mercados: Indicadores de inflação e emprego nos EUA dominam pauta da semana

A semana reserva eventos econômicos importantes para o mercado financeiro que podem ajudar a reduzir o quadro de incertezas que vem deteriorando o humor dos investidores recentemente. A atenção nos próximos dias deve ficar principalmente no cenário norte-americano, com indicadores de inflação e de emprego nos Estados Unidos ocupando o foco principal.

Nesta segunda-feira, a pauta é mais leve, restrita a eventos locais. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga logo cedo o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de julho. Em seguida, o Banco Central (BC) traz a pesquisa de mercado com projeções sobre a economia brasileira. Na seqüência, o Ministério do Desenvolvimento informa dados da balança comercial. Ainda será conhecido o resultado primário do governo central de junho.

Amanhã, o quadro externo ganha os holofotes, com a divulgação de números sobre o gasto e a renda dos consumidores norte-americanos no mês passado. Os agentes estarão atentos ao índice de preços de gastos no consumo (PCE, na sigla em inglês) - indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). Ainda na terça-feira, vale destacar as informações sobre as construções e a confiança do consumidor nos EUA.

Na quarta-feira, a preocupação com o setor imobiliário norte-americano deve dar relevância aos pedidos semanais de empréstimos hipotecários e às vendas de casas pendentes de junho. Também está previsto o comportamento da atividade manufatureira dos EUA, apurado pelo Institute of Supply Management (ISM). No Brasil, será divulgado o resultado das contas do comércio exterior no sexto mês do ano.

A quinta-feira sustenta o foco dos investidores no cenário externo, com as reuniões dos bancos centrais europeu e inglês.

O último pregão da semana volta a trazer dados determinantes para o rumo dos negócios, com a divulgação do relatório do mercado de trabalho nos EUA de junho. Dados como a geração de vagas, a taxa de desemprego e os custos trabalhistas devem definir o rumo nos negócios. Na mesma sessão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa o desempenho da produção industrial brasileira no mês passado.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: