31/07/2007

Renda Fixa lidera ganhos no mês e Bovespa no ano

Depois de quatro meses consecutivos na liderança, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não foi a melhor opção de investimento durante o mês de julho. No entanto, a queda de 0,38% acumulada no mês, contrasta com uma alta de 21,83% registrada desde o início do ano, o que mantém a Bolsa como melhor opção no ano.

O mercado de renda variável passou um por um forte ajuste na última semana do mês, refletindo uma série de incertezas que rondam o mercado de crédito imobiliário norte-americano. Pedidos de falência e fundos liquidados elevaram o temor de que a crise que assola o segmento possa se alastrar para outros segmentos da economia. Tal cenário promoveu forte realização, com a bolsa perdendo cerca de cinco mil pontos em um intervalo de quatro pregões.

A renda fixa liderou a rentabilidade entre os ativos analisados, com o CDI apresentando avanço de 0,93% no mês e alta de 6,07% no ano. Um exemplo de investimento indexado ao CDI, que apresentou boa rentabilidade, foi o Certificado de Depósito Bancário (CDB), que teve alta de 0,951% em julho, acumulando ganho de 6,02% no ano.

O investimento em dólar segue como pior escolha. A moeda norte-americana fecha o mês de julho com perda de 2,38%, acumulando desvalorização de 11,84% em 2007. O dólar PTax (média das cotações apurada pelo BC) apresentou perda de 2,52% no mês, e queda de 12,18% nos sete primeiros meses de 2007.

O investimento em ouro também não foi boa escolha, apresentando desvalorização ainda maior que a do dólar. O metal fecha o mês de julho com queda de 2,59%, e passa a acumular desvalorização de 4,83% no ano.

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: