24/07/2007

Ofertas iniciais na Bovespa vêm mostrando boa aceitação, afirma Citigroup

Afastando antigos temores, o Citigroup revê sua opinião acerca das IPOs (Initial Public Offerings) na Bovespa. Não há indícios de saturação até o momento. Ou seja, o mercado vem "digerindo bem" as ofertas iniciais de ações.

Apesar da grande quantidade de estreantes na bolsa, a forte demanda observada e o gerenciamento adequado das ofertas apontam para um cenário sem excessos e ainda favorável a futuras empreitadas.

Estréias rentáveis

As estatísticas do Citigroup atestam que as IPOs vêm superando o Ibovespa durante os últimos 12 meses. Na média ponderada, os investidores que apostaram em ofertas iniciais ganharam 40,3%, contra 25,6% do Ibovespa.

O bom desempenho parece estimular novas estréias. O segundo trimestre de 2007 apresentou recorde de 17 IPOs. Só em julho, foram mais sete ofertas iniciais. E na CVM já estão registradas mais 14 para o futuro próximo.

Destaques setoriais

Sob um panorama setorial, as IPOs mais rentáveis são de Mineração, Telecom e Energia & Saneamento. As ofertas do setor de Construção também se destacaram positivamente, a despeito das especulações sobre uma possível saturação.

A exceção fica com o setor de Energias Renováveis, explica o Citigroup. As duas ofertas iniciais do segmento mostraram fraco desempenho.

Antigos temores

Diante da seqüência de IPOs no mercado brasileiro durante o fim de 2006 e início de 2007, os analistas do Citigroup haviam alertado para um possível excesso, que comprometeria a performance das estréias.

Nos últimos 12 meses, companhias nacionais capitalizaram US$ 18,6 bilhões, através de 54 ofertas iniciais e secundárias.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário: