Para viver melhor, abra muitas contas em bancos, tenha bons limites no cheque especial e, quando o cartão de crédito estourar, peça um limite ainda maior. Afinal de contas, você é uma pessoa especial e não pode se privar do lado bom da vida.
Planos para o futuro envolvem cálculos e exigem disciplina para serem implementados. Há tantas incertezas nisso que é preferível curtir o presente. Pense em se divertir agora e gastar o máximo que puder.
Poupar é roubar de seu presente. Ao deixar de consumir hoje para tentar gastar mais no futuro, você está fazendo uma aposta pouco inteligente. Pode morrer antes, ou terá feito enormes sacrifícios numa fase dura da vida. Depois, naturalmente, tudo vai melhorar, e você terá se arrependido do esforço ingênuo feito na juventude.
Quando investe o dinheiro em renda fixa ou em ações, você o isola num recinto escuro e frio. Em troca, o banco vai lhe entregar um extrato num pedaço de papel ou numa simples tela de computador. Ao contrário, dinheiro na mão vai fazê-lo feliz. Em poucas horas, om um bom banho de loja, você vai se sentir mais jovem e atraente. Os restaurantes da moda também são imperdíveis. Viajar em primeira classe ou hospedarse em hotéis de luxo vão ser a recompensa pelo terrível esforço feito no dia-a-dia.
Se até o governo americano anda afundado em dívidas, qual o problema de gastar mais do que se ganha? Quando a dívida é pequena, o problema é seu, mas, quando ela fica grande, passa a ser um problema do credor.
Procure ter todo o conforto dentro de seu lar. Não deixe de comprar uma TV de plasma, e sempre tenha um exigente decorador ao seu lado. Ou você acha que Napoleão pensava em reduzir custos quando construiu seus palácios? Ou que Bill Gates estava sendo pão-duro quando projetou sua mansão?
Abandone aquelas idéias antigas sobre economia doméstica e cause inveja em seus vizinhos e parentes. Uma regra da meteorologia diz que há 60% de probabilidade de as condiçes do tempo de amanhã serem iguais às de hoje. Assim deve ser sua vida financeira. Se você estiver bem hoje, provavelmente viverá bem amanhã. E quanto aos outros 40%? Talvez signifiquem que a vida será ainda melhor depois.
Todos esses conselhos foram catalogados num trabalho intitulado "Como arruinar sua vida", do consultor americano Ben Stein. Se você tiver algum interesse nisso, boa sorte. Eu prefiro seguir na direção oposta.
"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11)
Autor: Mauro Halfeld
Nenhum comentário:
Postar um comentário