30/05/2011

Banco do Brasil vai financiar imóveis do programa "Minha Casa, Minha Vida"

São Paulo – Em reunião com empresários, a ministra do Planejamento,
Miriam Belchior, anunciou nesta sexta-feira (27) a participação do
Banco do Brasil (BB) como agente financiador do programa habitacional
Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ela, a Caixa Econômica Federal já está repassando ao BB as
informações para que a instituição possa começar a atuar em 2012,
principalmente no financiamento de empreendimentos para famílias que
ganham até três salários mínimos.

Na reunião, que contou com a presença de empresários do ramo da
incorporação e construção, de dirigentes da Caixa e do Banco Brasil,
também foi detalhada a segunda fase do programa.

Segundo a ministra, o banco precisará trabalhar ao longo deste ano
para montar a estrutura necessária para a operar no programa
habitacional. "Isso exige uma estrutura que, hoje, o Banco do Brasil
não tem, mas foi determinação da presidenta [Dilma Rousseff] que eles
montassem", ressaltou.

O Banco do Brasil deverá agir de forma complementar à Caixa. Miriam
destacou, no entanto, que o funcionamento da parceira exigirá um
esforço de articulação dentro do governo. "Nós vamos ter que nos
desdobrar para não transformar a entrada do banco em um peso", disse.

Na segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, as unidades habitacionais
destinadas para a faixa de renda de até três salários mínimos terão
preço médio de R$ 54.940, contra os R$ 42 mil da primeira fase do
programa. Os preços variam por região.

Há agora também uma preocupação maior com a qualidade dos imóveis e
com o acabamento. As plantas serão maiores de modo a facilitar a
acessibilidade de deficientes físicos, fazendo com que as moradias
tenham, por exemplo, portas e janelas mais amplas. "Que realmente
iluminem o recinto", disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: