26/05/2011

Front corporativo se sobrepõe à agenda e bolsas dos EUA fecham em alta

SÃO PAULO – Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta no pregão desta quinta-feira (26), em um dia marcado por dados abaixo do esperado na agenda norte-americana. Apesar disso, os setores de varejo e tecnologia colaboraram para manter as bolsas no campo positivo. Duas ações do setor de tecnologia, Microsoft e HP, lideraram o Dow Jones.

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 0,78% a 2.783 pontos, acumulando no ano forte alta de 4,90%. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,40% atingindo 1.326 pontos e subindo 5,41% no ano, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 0,07% chegando a 12.403 pontos e acumulando no ano forte alta de 7,13%.

Microsoft e Merck nas pontas opostas do Dow
A Microsoft fechou na liderança do índice Dow Jones, com alta de 1,98%, após comentários otimistas de David Einhorn, gerente de um hedge fund, durante conferência sobre investimentos. Ele também se mostrou bastante crítico em seus comentários sobre o CEO (Chief Executive Officer) Steve Ballmer.

Por outro lado, no mesmo índice, os ativos da Merck fecharam em queda de 0,84%, a maior do Dow. Um estudo do governo norte-americano desmentiu a efetividade do poder de cura para doenças do coração de uma alta dosagem de niacina combinada a medicamentos com estatina. O medicamento, Zocor vendido pela Merck, é uma estatina. As ações da Abbott, também envolvidas no estudo, recuaram 1,57%.

Outros destaques corporativos
A empresa varejista de joias Tiffany divulgou seu balanço referente ao primeiro trimestre de 2011, que revelou lucro de US$ 81,1 milhões, 26% acima do esperado. A companhia divulgou ainda que está entre suas estratégias para este ano abrir 19 novas lojas e aumentar de gastos com marketing. As ações fecharam em alta de 8,57%.

Os ADRs da Sony tiveram queda de 1,59% após anunciar prejuízos em suas baixas contábeis, porém a empresa espera lucros para o ano. A companhia continua sendo afetada pelos terremotos ocorridos no mês de março no Japão, além de ataques à rede do game Playstation.

PIB e Initial Claims decepcionam
A divulgação de nova prévia para o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA mostrou avanço de 1,8% no primeiro trimestre, enquanto o crescimento esperado era de 2%. Também ganharam destaque os 424 mil pedidos semanais de seguro desemprego, pior do que as projeções.

Após indicadores negativos divulgados na economia dos EUA, as cotações do petróleo amenizaram as altas vistas pela manhã. Ainda assim, o setor aparece no campo positivo no Dow Jones, com as ações da Exxon Mobil e Chevron registrando ganhos de 0,52% e 0,11%, respectivamente.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: