12/05/2011

Destaques Matinais - 12/05/2011

Destaques

Investidores com sentimento negativo em relação às commodities e ao aperto monetário na China, mesmo após a elevação de 0,5% nos compulsórios no país hoje após o fechamento do mercado.

Ásia

Assim como ocorreu nos mercados americanos, europeus e na América Latina, hoje foi um dia negativo para as bolsas. O composto da região registrou queda de 1,59%, por conta da forte desvalorização das commodities no mundo, com investidores preocupados que a China terá que elevar juros, apertando ainda mais a sua política monetária, a fim de tentar esfriar a alta da inflação local. Esse movimento pode desencadear uma demanda menor por commodities, já que a intenção é desacelerar um pouco economia.

Europa

Mercados europeus e futuros americanos operando em queda hoje, dando sinais de que as perdas de ontem irão se intensificar. O composto europeu em queda de 1,0% enquanto os futuros do S&P recuavam por volta de 0,55%. Mais um dia com as commodities em baixa. Ontem foi divulgado na China o índice de preços ao consumidor de abril, que superou as expectativas dos economistas e também fechou o mês com alta superior a 5,0% na comparação anual. Isso demanda mais aperto monetário, que tem a função de tentar desacelerar a atividade, inibindo consumo e a demanda por produtos externos, principalmente commodities. Com a perspectiva de demanda chinesa menor e com a rodada de estímulos norte americanos, US$ 600 bilhões conhecido como QE2, chegando ao fim, e também aperto monetário em diversos países entre eles Europa e futuramente EUA, a perspectiva para as commodities, que subiram muito nos últimos 12 meses é de realização, pelo menos no curto prazo. Após o fechamento asiático a China decidiu elevar o compulsório em mais 0,5%, para tentar conter o avanço do crédito no país e com isso tentar desacelerar a alta dos preços.

Fonte: Um Investimentos
------------------------------------------------------------
Comentário: se acompanharmos os USA teremos mais um dia de sangue hoje, nosso indice futuro já opera em queda, na casa dos 0,3%, queda um pouco menor que os futuros norte americanos, o que é um bom sinal para nós, mas, é bom se prepararem para mais um dia de queda. Nossa chance de subir é operarmos deslocados lá de fora, como vem acontecendo com uma certa frequência, e o mercado acreditar que a bovespa já caiu bastante.

Nenhum comentário: