11/05/2011

"Guerra de preços" entre corretoras preocupa CVM

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está preocupada com a "guerra de preços" entre as corretoras de valores, principalmente no que diz respeito à piora do atendimento por conta de um aumento do número de clientes.

"A gente tem observado, e não é de agora, um esforço para ganhar mercado por parte de alguns intermediários. Isso preocupa sim, até porque, na maioria dos casos, esse movimento de jogar o preço lá embaixo para buscar mercado chega na corretora em uma estrutura despreparada para lidar com o fluxo muito grande de novos clientes", afirmou a presidente da autarquia, Maria Helena Santana.

De acordo com ela, a falta de preparo de algumas instituições que recebem um número muito alto de investidores por conta dos preços atrativos vem sendo acompanhado pela entidade. "O resultado é o crescimento do número de queixas e reclamações por parte dos clientes, o que não se deve admitir", aponta.

Preços e qualidade
A presidente da CVM ressaltou que não cabe à autarquia regulamentar o preço cobrado pelas corretoras, mas sim a qualidade dos serviçoes prestados por elas.

"Não temos mandato legal para discutir preços de serviços prestados. Nosso mandato tem a ver com a conduta dos participantes, com o tipo de tratamento que eles têm que dar ao cliente, o que eles podem e não podem fazer, como eles devem se estrutura. Nesse campo podemos atuar e atuamos", finalizou Maria Helena.

Fonte: InfoMoney
----------------------------------------------------------------
Comentário: eu concordo com a CVM, a qualidade do serviço prestado é mais importante, assim como a estabilidade dos serviços. Hoje em dia temos uma série de corretoras que estão buscando clientes com preços muito baixos, o que é ótimo, porém elas não podem se esquecer que o serviço precisa ter qualidade e não pode deixar o cliente na mão, senão a economia que o cliente tem em corretagem, ele acaba pagando mais caro depois com perdas de oportunidade ou prejuízos porque não conseguiu colocar a ordem de compra ou venda. Não conheço todas corretoras, mas já ouvi opiniões de amigos sobre uma série delas, e existem corretoras que cobram barato que possuem serviços de qualidade, com home-brokers estáveis, e existem as que são muito ruins, muito ruins mesmo, com home-brokers que caem toda hora. Não podemos esquecer, que também existem problemas na outra ponta, existem corretoras que cobram muito caro, e oferecem muito pouco, ou até mesmo não tem qualidade nos serviços, e ainda possuem home-brokers instáveis, o que é ainda pior. Achar uma boa corretora hoje em dia, que tenha serviços e custos adequados ao seu perfil não é tarefa simples, e não devemos escolher apenas baseado nos custos de corretagem, mas sim na gama toda de serviços que iremos utilizar, porém não devemos aceitar pagar valores absurdos, que não se justifiquem. Eu já a algum tempo venho pensando em fazer um post para falar sobre como escolher uma corretora, já estou com uma linha de raciocínio montada, e em breve colocarei aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas o cliente nao deveria eleger o servico que melhor lhe convem? Porque cobrar 0.5% a cada transacao em nome da melhor qualidade e um insulto. A Bovespa nao lancou a ideia de que um mercado maduro a nivel mundial, entao porque fica sugerindo preco a nivel de pais subdesenvolvido? Se estao queimando preco eh porque a margem eh boa... A CVM deveria se preocupar com qualidade apenas!!!

R. Dakar disse...

Olha, eu concordo com você (alias, excelente comentario), que o foco da CVM deveria ser qualidade, mas, infelizmente, no nosso país, as pessoas acabam atacando as coisas pelo angulo errado.
O que vem acontecendo, é que algumas corretoras abriram mão da qualidade, e só se preocupam em captar e captar clientes, usando preços baixos para isso. Para esses casos, a CVM deveria atuar em cima da qualidade, e não do preço, com isso, forçaria a corretora a ter um preço que garantisse a qualidade.
Outro problema de nosso país, é que a maioria das pessoas é acomodada, e mesmo com serviços ruins, acabam não reclamando e não fazendo nada, se mantendo clientes apesar da insatisfação.
Um outro ponto importante, é que existem corretoras que cobram a tabela bovespa, e possuem serviços ruins, o que na minha opinião é mais grave ainda.