21/05/2011

Na aposentadoria, faça com que os juros trabalhem a seu favor

Para aqueles que querem se aposentar com tranquilidade, abdicando dos ganhos provenientes de seu trabalho, mas mesmo assim mantendo o mesmo padrão de consumo de quando ativos, é preciso fazer com que os juros trabalhem a seu favor.

De acordo com o educador financeiro Mauro Calil, apenas 1% dos aposentados no Brasil consegue se manter inativo, sem alterações em seu nível de consumo.

No entanto, o educador mostra que é possível, sim, manter o padrão de vida na aposentadoria, mas, para isso, antes de encerrar a vida profissional, é preciso que o patrimônio seja grande o suficiente para que a receita de juros, ou seja, a renda de suas aplicações financeiras, sejam superiores às demandas pessoais na terceira idade.

Juros do lado das receitas
A questão dos juros no orçamento pessoal por ser tanto positiva quanto negativa. Se você realizar pagamentos parcelados, os juros neste caso estarão do lado das despesas. Note que consumir bens de forma parcelada é uma opção sua e você precisará de mais dinheiro para pagar essa despesa, sem que sua receita aumente.

O melhor é fazer com que os juros fique do lado das suas receitas em seu orçamento e não no das despesas. Assim, prefira aplicar seu dinheiro, ao invés de consumir produtos em diversas “parcelas que cabem no bolso”. Pagar juros é uma opção e receber, também.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: