04/05/2011

Vivo anuncia saída de Roberto Lima da presidência

A holding de telefonia móvel Vivo Participações anunciou nesta quarta-feira a saída de Roberto Oliveira Lima da presidência, após seis anos neste cargo, como antecipado por reportagem da Folha publicada hoje.

O executivo deve permanecer no cargo até o dia 30 de junho. A empresa ainda não confirmou o nome do substituto.

Em um curto comunicado, a diretoria afirma que Lima "levou a Vivo a consolidar a liderança no mercado brasileiro de telecomunicações, tornando-se e mantendo-se como referência no setor".

A nota ao mercado da Vivo não esclarece os motivos da retirada de Lima. A reportagem da Folha aponta que, com a nova configuração do quadro societário, o executivo ficaria subordinado ao espanhol Luiz Miguel Gilpérez, que atualmente comanda o processo de incorporação e deverá assumir a presidência operacional da nova companhia.

Em julho, os espanhóis da Telefônica adquiriram a participação da Portugal Telecom e decidiram fechar o capital da Vivo.

Sob o comando de Lima, a holding concentrou todas as empresas que formavam a operadora em uma única estrutura acionária, gerando economia de R$ 1 bilhão por ano.

A Vivo detém 29,48% do mercado de telefonia móvel brasileiro, estimado em 210,5 milhões de assinantes. A Claro, da América Móvil, conta com 25,39% desse mercado, enquanto a Oi tem 19,69% de participação.

Fonte: Folha

Nenhum comentário: