29/07/2011

A incerteza da certeza

Ontem o Zé da Silva, do excelente Clube do Pai Rico (www.clubedopairico.com.br) publicou em seu site o ótimo texto abaixo a respeito do crise norte americana em relação ao teto de sua dívida.
Segue abaxi texto na íntegra, que pode ser visto no site original do Clube Do Pai Rico.

"Nos últimos dias um conceito interessante vem nos rondando: o de quão incerto é o certo. Resumindo, 100% de certeza não existe em nada, em lugar algum.

Você deve estar acompanhando a novela que se tornou a votação da elevação do teto da dívida americana, que caso não seja aprovada promete trazer ainda mais incertezas ao já incerto cenário apresentado pela economia americana. Se não aumentarem o teto as contas deixarão de ser pagas, seja o salário do soldado que luta no Iraque, do guia de um museu nacional, a aposentadoria de alguém que transformou o país no que é hoje ou "pior", deixará de honrar os pagamentos dos títulos da dívida americana, transformando os EUA em um dos mais novos caloteiros do mundo.

Reparou que para muitos esse é o pior dos cenários ? O não pagamento dos juros … como se alguém não receber o seu pagamento fosse algo contornável, mas tudo bem.

Qual o principal problema de um calote dos EUA ?

Caso você não saiba os Estados Unidos são considerados o porto seguro mundial, o único lugar onde você coloca seu dinheiro e tem certeza absoluta de que poderá resgatá-lo. (mesmo que para isso coloque seu dinheiro em uma aplicação que rende pouco, muito pouco)

É a certeza da garantia, os títulos da dívida americana são considerados como investimento de risco zero, e a partir disso são calculados o do restante do mundo. Sim, eles são a "base" de tudo.

Só que eles vivem um problema, o governo é de um partido e a maioria do congresso de outro. É como se fosse uma briga entre dois garotos sendo que um deles é duas vezes maior que o outro. O detalhe é que o outro é o dono da bola, é ele que dá a palavra final …

O que era certo já não é mais tão certo assim …

A aprovação do projeto que aumentaria o teto da dívida – que tem como data limite o próximo dia 2 de agosto – era dada como certa, não haviam dúvidas a respeito disso. Mas … como podemos perceber o negócio não é bem assim …

Numa queda de braços fenomenal os dois partidos – republicano e democrata – vão levando a dúvida até o último momento. Já estamos aos 45′ do segundo tempo e a coisa ainda não parece ter solução. Os republicanos colocarão em votação seu plano ainda hoje, mas o presidente Obama já anunciou que o vetará caso aprovado. Sim, nem disso eles têm certeza … Existe uma parte do partido que é ainda mais radical e não gostaram muito do que foi proposto. Portanto, pode não ser aprovado.

É certo ? Tem 100% de certeza ?

Agora o que pode fundir sua cabeça: já é dado como certo que após a aprovação o mercado poderá respirar aliviado. As cotações subirão, a incerteza deixará de existir e tudo será uma maravilha.

Tem certeza disso ?

Venho quebrando a cabeça pensando sobre isso nos últimos dias e juro, sendo 100% sincero, que não tenho mais tanta certeza disso …

Você chegou a imaginar um cenário onde mesmo com a aprovação, com o teto elevado, o mercado continue caindo … caindo … caindo … ?"

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segue agora meu comentário a respeito do texto e do problema enfrentado nos Estados Unidos e no mundo:

Indo mais além, um não pagamento de títulos, vai afetar a economia do mundo todo, muitos esquecem que muitos países tem como reserva financeira justamente os títulos dos Estados Unidos, caso da China e Japão, que são os maiores investidores nos títulos americanos. Até mesmo o Brasil sofreria muito, pois aproximadamente dois terços das nossas reservas estão atreladas aos titulos americanos.
Um não pagamento geraria um efeito bola de neve na economia, que na minha opinião seria muito pior que a crise originada pelo sub-prime.
Assim como um corte de gastos radical nos USA, afeta empresas do mundo todo, pois eles são grandes imporatdores. Temos ainda o fato do Dolar ser a moeda "oficial" do mundo todo para as transações internacionais, e é fundamental para muitos países qeu o Dolar permaneça forte, pois se o Dolar perder valor, vai encarecer as exportações, e países dependentes dela, como o Brasil seriam muito afetados, e assim sucessivamente.

De fato o mundo está em um momento crucial, como disseram acima, chegou a hora dos americanos começarem a pagar a conta do que foi feito nos ultimos anos, e o mundo todo agora está em estado de atenção e alerta, pois ainda temos a Europa em grande crise.

Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come, acho que é mais ou menos isso mesmo que está acontecendo.

E pra completar, acredito que vão sim aprovar a elevação do teto da dívida, essa briguinha de poder entre os dois partidos deve ceder quando chegar o último minuto, nem que seja uma solução meia boca para apenas prorrogar por mais um período o problema.
Saídas para resolver o problema exitem, a questão é que nenhuma é perfeita e só tem lado bom… resta avaliar qual terá melhor custo-beneficio.

Nenhum comentário: