RIO - A Vale vai distribuir US$ 3 bilhões adicionais a seus acionistas. O valor, ainda não aprovado, corresponde a US$ 0,574902169 por ação, seja ordinária ou preferencial, em circulação, com base no número de papéis da companhia em 30 de junho de 2011, que chegava a mais de 5,218 bilhões.
A proposta deverá ser votada pelo conselho de administração, em reunião no próximo dia 11. Se for aprovado, o pagamento será realizado em 26 de agosto.
Apesar de a proposta estar em dólares, o pagamento será em reais. De acordo com a Vale, a conversão será realizada com base na taxa de câmbio de venda do dólar PTAX, informada pelo Banco Central no dia 10 de agosto de 2011.
Todos os investidores que possuírem ações da Vale no dia 11 de agosto terão o direito ao recebimento da remuneração. Para detentores e recibos de ações (ADRs) negociados na Bolsa de Nova York (Nyse) e na Bolsa de Paris (Euronext Paris), a data de referência para a posição nos papéis será o dia 16 de agosto, assim como para os detentores de HDRs, negociados em Hong Kong.
Segundo comunicado publicado pela empresa, a decisão vai ter implicação no "retorno de um volume recorde de caixa aos acionistas em 2011", incluindo-se o pagamento de dividendos/juros sobre o capital próprio, além da recompra de ações. Isso "demonstra o compromisso da Vale com a otimização da alocação do capital", informou a companhia.
"A forte geração de caixa da Vale, e suas excelentes perspectivas de desempenho permitem o financiamento das oportunidades de crescimento e o retorno de capital aos acionistas simultaneamente à manutenção de um balanço saudável, contribuindo para a criação de valor para os acionistas", informa o comunicado.
(Juliana Ennes | Valor)
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário