27/07/2011

Bologna, da TAM, diz que TAP está fora dos planos

Bologna, da TAM, diz que TAP está fora dos planos

Autor(es): Rafael Rosas e Rodrigo Viga Gaier* | Do Rio

Valor Econômico - 27/07/2011

 

 

O presidente da holding TAM, Marco Antonio Bologna, descartou que os olhos da companhia se voltem para a portuguesa TAP, depois que o processo de fusão entre a empresa brasileira e a LAN for aprovado no Chile."Não existe isso no nosso planejamento estratégico", afirmou Bologna. O executivo garantiu estar otimista com relação à aprovação da fusão com a companhia chilena, que está sendo analisada pelos órgãos de defesa da concorrência do país. Segundo ele, o momento é de "colocar a fusão em pé". O processo de integração, na avaliação de Bologna, pode durar até três anos.

Em entrevista ao Valor em junho, Enrique Cueto, presidente da LAN - e que também será o será o principal executivo da Latam -, disse que no futuro seria possível uma aliança com a TAP, que deverá passar por um processo de privatização ainda este ano, mas no curto prazo LAN e TAM estão dedicadas à criação da Latam. "Não há cabeça para outro tema", acrescentou, na época.

Em maio, uma fonte do governo brasileiro afirmou à Reuters que o Brasil poderia financiar a aquisição pela TAM de uma parcela da companhia portuguesa.

Bologna admitiu, no entanto, que os processos de fusão no mercado aéreo devem continuar em curso para fazer frente a grandes concorrentes norte-americanos. "O setor tem cada vez mais liberdade de preço, de voar... A indústria precisa cada vez mais de escala para concorrer", afirmou o executivo ontem, em evento do setor. "Dentro desse cenário de consolidação é que a gente olhou para a LAN (...) será importante para a integração da América e para o momento de crescimento da região."

Além do tribunal antitruste chileno, a criação da Latam precisa de outras aprovações, como das instâncias de defesa da concorrência brasileiras e dos órgãos de supervisão dos mercados de capitais dos Estados Unidos, do Brasil e do Chile, já que as duas companhias aéreas são listadas em bolsa. Além disso, TAM e LAN vão necessitar do aval dos acionistas para uma oferta pública que será feita aos minoritários.

O presidente da TAM preferiu não falar em um prazo para a conclusão da união das empresas. Em junho, Enrique Cueto estimou o desfecho até março de 2012.

Ontem, Bologna comentou ainda a privatização dos aeroportos brasileiros. Segundo ele, uma privatização segmentada das áreas dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília poderia ser atraente para a TAM. "Se for modelo de concessão de áreas individuais, com certeza [teremos interesse em participar]", disse, explicando que o modelo em discussão no governo é de privatização para um consórcio.

O executivo citou ainda estimativas que apontam que o acesso ao transporte aéreo vai crescer fortemente nos próximos anos no Brasil e a previsão é que em 2025 o país esteja transportando cerca de 280 milhões de passageiros por ano, cerca de quatro vezes mais que o volume atual.

"Vamos chegar ao nível dos Estados Unidos dos anos 80 com 50 anos de atraso, temos que analisar a nossa realidade de desenvolvimento", disse.

Para 2011, a expectativa da TAM é que o mercado aéreo brasileiro cresça entre 15% e 18%, afirmou Bologna.

 

 

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