20/07/2011

Petrobras avalia investimentos no Congo, diz ministro do país

 

A Petróleo Brasileiro SA e a Chevron Corp. estão em conversas com a República Democrática do Congo sobre investimentos na indústria em ascensão de hidrocarbonetos do país, disse o ministro de Petróleo do Congo, Celestin Mbuyu.

O país africano quer aumentar sua produção de petróleo e gás e ampliar sua infraestrutura. Para isso está alocando blocos a companhias para exploração. Representantes da Petrobras vão visitar o Congo nas próximas semanas “e então vamos elaborar uma proposta que eu vou apresentar ao governo”, disse Mbuyu em entrevista em Kinshasa, a capital do país, em 15 de julho. O acordo deve incluir treinamento e transferência de tecnologia entre a companhia brasileira e a Cohydro, produtora de petróleo controlada pelo governo do Congo, disse ele.

O ministro liderou uma delegação que esteve ao Brasil no mês passado, quando a Petrobras compartilhou suas experiências com operações de petróleo e gás “em florestas tropicais e regiões costeiras”, disse a assessoria de imprensa da companhia ontem por e-mail, em resposta a questionamentos. O Congo abriga a segunda maior floresta tropical do mundo, depois do Brasil, e parte dela já foi dividida em blocos para exploração de petróleo.

A Petrobras não quis comentar sobre conversas em andamento com o Congo.

O país também está em conversas com a americana Chevron, que tem sede na Califórnia, sobre produção de gás e planos de tratamento que podem alimentar os projetos da companhia no país vizinho, a Angola. A Cohydro quer fechar um acordo de cooperação com a Petrobras após assinar um acordo similar em 7 de julho com a Korea National Oil Corp.

O Congo produz cerca de 25.000 barris de petróleo por dia e quer aumentar esse volume explorando regiões próximas à fronteira com a Tanzânia, Burundi, Ruanda e Uganda, bem como no centro do país e próximo à fronteira a oeste com a Angola. O país busca investimentos em exploração, oleodutos, distribuição e armazenamento, além de compilação de dados para ajudar no desenvolvimento da indústria, disse Mbuyu.

 

Fonte: Bloomberg

 

Nenhum comentário: