23/05/2011

Rapidinhas: Bovespa, PIB, Inflação, Economia Mundial

As ações preferenciais da Braskem (BRKM5) e TIM (TCSL4) tiveram o melhor rendimento da semana dentre as ações que compõem o índice Ibovespa com alta de 6% no período.

As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) subiram 1,4% na sexta-feira por conta dos rumores de que o plano de investimentos da companhia será menor do que o estimado. O mercado aguardava para a última sessão a divulgação do novo plano.

As ações de empresas do setor de construção civil voltaram a ser destaque de alta na sexta-feira, após terem sofrido perdas nos últimos dias. A Cyrela (CYRE3) registrou ganho de 4,6% no dia. A MRV Engenharia (MRVE3) chegou perto com alta de 4,5%.

A Vale (VALE3 e VALE5) acredita que China e Japão deverão ser os destaques no consumo de minério de ferro nos próximos anos. A China por causa do setor de consumo e construção e o Japão pela reconstrução do país após o desastre natural que atingiu o país no começo de março deste ano.

O Ministério do Planejamento revisou o crescimento do PIB este ano para 4,5% e elevou a estimativa de inflação medida pelo IPCA para 5,7%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), publicado pelo IBGE hoje, marcou inflação de 0,70% em maio, queda de 9% em relação à taxa registrada e abril. Este mês a queda foi verificada nos alimentação e transporte. No entanto, os grupos saúde e habitação registraram alta.

O FMI liberou uma linha de crédito emergencial a Portugal de US$ 36 bilhões, para auxiliar o país a manter seus compromissos imediatos sem a necessidade de recorrer ao mercado.

A TEPCO (JSX:9501) operadora da usina nuclear de Fukushima no Japão, registrou prejuízo de US$ 15 bilhões no último ano fiscal, quase dez vezes os lucros obtidos no ano anterior.

Fonte: Advfn

Nenhum comentário: