12/07/2011

Walmart tem interesse nas lojas sobrepostas com união das empresas

Autor(es): Adriana Mattos | De São Paulo

Valor Econômico - 12/07/2011

O Walmart vai tentar se beneficiar de alguma forma da fusão entre o Carrefour e o grupo Pão de Açúcar, caso essa avance. Um caminho que está na mesa da varejista americana é a aquisição dos pontos sobrepostos que surgirem com a união das duas companhias no Brasil. O Walmart sondou o comando do Casino a respeito dessa possibilidade depois de vazar no setor que Abilio Diniz teria um plano envolvendo a operação brasileira do Carrefour - e que o projeto teria sido bem avaliado pela linha de frente do Carrefour no mundo.

No contato que fez com o Casino, o Walmart deixou claro que, caso os franceses considerem interessante a proposta de fusão, quer ter a chance de analisar, em primeira mão, a lista de pontos sobrepostos. Sobre a questão, o Walmart informa que não comenta especulações de mercado.

A empresa Cushman & Wakefield, que tem trabalhado ao lado do Walmart na prospeção de terrenos em alguns países, já teria feito um levantamento para o Walmart no Brasil. A Cushman & Wakefield não confirma a informação.

Pelas contas feitas a pedido da varejista, há um número maior de pontos próximos das duas redes na região Sudeste, exatamente o território em que o Walmart tem interesse em ampliar a sua participação de mercado.

São 372 supermercados do Pão de Açúcar e do CompreBem e de hipermercados Extra no Brasil e 163 supermercados Carrefour Bairro e de hipermercados Carrefour no país.

O material que está nas mãos do Walmart nos Estados Unidos mostra que, dessa soma de 372 pontos, entre 8% e 10% estão num raio de até cinco quilômetros, considerado um intervalo em que já existe concorrência entre pontos.

O Walmart não é a única varejista interessada nos pontos. A rede Zaffari, com sede no sul do país, também avalia a fusão como oportunidade para compra de pontos na cidade de São Paulo, de acordo com pessoas próximas à família dona da rede.

As unidades das redes Carrefour e Pão de Açúcar no país estão, em sua maioria, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os consultores de varejo estimam que 75% das lojas do Carrefour e 80% das unidades do grupo Pão de Açúcar estejam localizadas na região Sudeste.

A questão da sobreposição de pontos é tema delicado entre redes varejistas. Elas não são muito abertas a se desfazer de unidades para concorrentes diretos. Em determinados casos, as redes optam por manter aberta uma loja que está próxima de outro ponto de venda do mesmo grupo varejista, mesmo que a unidade não seja altamente rentável.

Isso porque, dessa maneira, elas se protegem da entrada de uma rede rival no mesmo espaço. A ideia é "fechar" o território ao varejista concorrente.


Fonte: Um Investimentos

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