20/10/2011

Moody's rebaixa nota de 5 bancos espanhóis

A nota da dívida a longo prazo e dos depósitos foi rebaixada em um degrau

Santander está entre os cinco bancos. BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca) fazem parte da lista

Madri - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira em um degrau a nota da dívida a longo prazo e dos depósitos de cinco grandes bancos espanhóis, informou a entidade.

A requalificação para baixo, com previsão negativa, afeta os bancos Santander, BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca), apenas um dia depois de a agência rebaixar a nota da dívida soberana espanhola, do nível Aa2 para A1.

No dia 29 de julho, a Moody's tinha colocado sob revisão a qualificação creditícia dessas cinco entidades, que acabou se materializando nesta quarta-feira.

A Moody's dá a todos esses grandes bancos uma perspectiva negativa como reflexo do panorama negativo vinculado às qualificações da dívida soberana espanhola e das perspectivas de futuro em geral.

Momentos antes, a agência havia rebaixado as notas de nove comunidades espanholas, duas províncias bascas e cinco empresas e instituições públicas da Espanha, devido à vulnerabilidade do país diante das tensões dos mercados e das previsões de moderado crescimento da economia nacional.

 

 

 

Nenhum comentário: