26/10/2011

Petrobras começa a modernizar Cubatão

A Petrobras iniciou as obras de modernização da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), que reduzirão em 90% o teor de enxofre do óleo diesel. O projeto integra um investimento de US$ 3 bilhões, que contempla também a redução do enxofre na gasolina, este em fase final. Só a operação diesel exige investimento de US$ 1,7 bilhão e os trabalhos, que envolvem 500 pessoas, vão durar três anos.

O diesel é o principal derivado do petróleo produzido pela refinaria e responde por 52,8% do volume de 172 mil barris por dia processados na instalação. A gasolina representa 18,5%.

No primeiro semestre, a refinaria gerou 9% da receita total da Petrobras com refino no país. A redução do teor de enxofre atende a especificações do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores e a novas diretrizes da Agência Nacional do Petróleo. O objetivo é reduzir a concentração de enxofre para um nível próximo aos padrões internacionais, passando de 500 ppm (partes por milhão) para 50 ppm. Na Europa, o teor já é de 10 ppm e nos EUA, de 15 ppm. Inaugurada em 1955, a refinaria já chegou a abastecer 50% do país.

 

 

Nenhum comentário: