31/10/2011

Trichet: Governos europeus deveriam ter dado atenção a alertas do BCE

Por Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais

SÃO PAULO - Os problemas que a Europa enfrenta atualmente poderiam ser evitados se os governos tivessem ouvido aos vários alertas do Banco Central Europeu (BCE) sobre dívidas, disse o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, que será substituído no cargo a partir de amanhã por Mario Draghi.

Em declarações dadas à rede CNBC, Trichet acredita que agora é tempo de ação, depois do acordo fechado na semana passada pelos líderes europeus para recapitalizar os bancos europeus e para reduzir a dívida grega, entre outros pontos.

Ontem, em entrevista ao alemão Bild, ele disse que o encontro da União Europeia definiu uma série de respostas ambiciosas, mas a crise ainda não acabou. "As decisões alcançadas no encontro precisam ser implementadas com grande precisão e velocidade", sustentou.

Sobre seus planos pós-BCE, Trichet disse que está deixando o posto para um sucessor muito bem preparado e que pretende agora, ao fim de seu mandato de oito anos, ler mais e estudar história europeia.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

 

 

 

Nenhum comentário: