14/07/2011

Brasil perderia sem acordo de dívida nos EUA, diz economista

O impasse em que o presidente dos EUA, Barack Obama, se envolveu, na tentativa de elevar o teto da dívida do país, poderia afetar muito a economia brasileira.
"O tema merece atenção aqui pois o Brasil é dos grandes detentores de títulos americanos. Mais de US$ 290 bilhões é o valor das reservas que estão alocadas em títulos", diz Vitoria Saddi, professora do Insper e sócia da SM Gestão de Ativos. As reservas cairiam de valor pois os títulos americanos perderiam preço.
O Brasil fica vulnerável a um valor muito alto em um momento de fragilidade na política americana, em que há um jogo de "gato e rato" entre republicanos e a Casa Branca, segundo a professora. "Se não houver acordo logo, ouviremos notícias de venda de títulos", diz Saddi, que estima uma solução do impasse.
Apesar de ameaçadora, a questão é de "importância menor", segundo Tiago Berriel, da escola de pós-graduação e economia da FGV. "É uma briga política que deve ser contornada pois o custo de um não acordo seria maior. A questão europeia tem impactos piores", diz.


Fonte: Um Investimentos

Nenhum comentário: