19/07/2011

Dona da Le Lis Blanc compra fabricante de jeans John, John

Carolina Mandl e Rebeca de Moraes | Valor


SÃO PAULO -
A Restoque, dona da rede de lojas Le Lis Blanc e Bo.Bô, voltou às compras. A rede varejista de moda adquiriu 100% da fabricante de jeans John, John, por R$ 29,1 milhões.

Com a marca de jeans sob seu controle, a Restoque partirá nos próximos meses para a abertura de lojas John, John. Hoje os produtos da fabricante, cujos preços ficam entre R$ 300 e R$ 500, são vendidos apenas por meio de 300 lojas multimarcas, concorrendo com grifes como Ellus, Forum e Zoomp.

Até o próximo ano, a varejista prevê a abertura de pelo menos 10 pontos de venda, o que deve expandir o faturamento da grife de jeans que fechou 2010 com R$ 13 milhões em vendas. Novos produtos, como camisetas, devem ser inseridos no portfólio da nova marca da Restoque, tarefa que também será coordenada por Waltraut Guida, uma das fundadoras da Le Lis Blanc.

"A John, John começou do zero em 2006. Para crescer agora, ela precisa de lojas e de mais produtos, por isso o negócio foi vendido para a Restoque", diz João Foltran, fundador da grife. O executivo, que foi estudar técnicas de lavagem de jeans na Itália, permanecerá na empresa por pelo menos três anos. Dos R$ 29,1 milhões pagos pela Restoque, só R$ 6,4 milhões serão desembolsados agora. O restante vai ser pago ao longo de três anos, sem correção.

A aquisição da John, John, porém, não significa que a Restoque vai iniciar agora uma temporada de compra de grifes. "Nosso negócio é o crescimento orgânico", diz Marcio Camargo, presidente do conselho de administração da Restoque e sócio da Artesia Gestão de Recursos, controladora da varejista.

As oportunidades de inclusão de novas marcas são observadas caso a caso pela Restoque, que prefere desenvolver grifes que estejam em estágio inicial a adquirir nomes já consagrados no mundo da moda. Em outubro de 2008, a Restoque comprou a Bo.Bô, de moda feminina, que naquela época tinha apenas uma loja.

É uma estratégia diferente daquela adotada pela InBrands, holding de moda que tem como principal sócio o fundo PCP, de ex-sócios do banco Pactual. O negócio da InBrands é a compra de marcas mais consolidadas, como foi o caso de Salinas, Ellus, Richards e Alexandre Herchcovitch.

Por trás da compra da John, John, está a percepção da Restoque de que, com o passar dos anos, suas marcas atuais possam alcançar um patamar de saturação. Por isso a chegada da nova grife se torna importante. Hoje, a Le Lis tem 62 lojas, sendo que até o fim de 2012 cem unidades devem estar abertas. Para Camargo, uma possível saturação poderia ocorrer quando a marca alcançasse 130 lojas.

Além de proporcionar potencial de expansão pelo varejo, a John, John também ampliará o público atendido pela Restoque, que é o feminino. A John, John, cuja fábrica fica em Tietê (SP), tem produtos também masculinos.

Segundo o Valor apurou, os planos da Restoque para o segmento masculino não devem parar por aí. A empresa estuda lançar roupas para homens com a marca Le Lis Blanc. A ideia seria criar uma grife de roupas formais e casuais para vestir o marido da mulher que já compra na Le Lis. A informação, porém, não é confirmada pela varejista. Segundo Camargo, o que está confirmado para o próximo ano é o lançamento de uma linha de maquiagem importada com a marca Le Lis, seguindo grifes internacionais, como Dior e Chanel, que, além de roupas, têm produtos como batons e sombras.

A Restoque abriu o capital em bolsa em abril de 2008.

(Carolina Mandl e Rebeca de Moraes /Valor)

Fonte: Um Investimentos

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